quarta-feira, 18 de abril de 2018

SECRETARIA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DA LDO DE BARRA DOS COQUEIROS




Na manhã da quarta-feira (11), a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretária de Participação Popular, realizou a Audiência Pública para discussão da LDO Lei de Diretrizes Orçamentarias e LOA - Lei Orçamentária Anual 2019. Com o objetivo de enunciar anualmente as politicas públicas e respectivas prioridades e principalmente estimar a receita e fixar a programação das despesas para o exercício financeiro seguinte.
Participaram da solenidade, representando o Prefeito Airton Martins, o Secretário e Ouvidor do Município, Edson Aparecido dos Santos; a Vereadora Iracema de Mecenas que representou a Câmara de Vereadores; os Secretários de Saúde, Joacir Souza; de Educação, Manoel Viana, a Secretária Adjunta de Participação Popular, Clemildes dos Santos e um representante da CAT - Contabilidade, Valmir Passos.
O evento foi dividido em partes. No primeiro momento o representante da CAT, Valmir passos, explicou o significado das Leis, e a importância que estas possuem para o desenvolvimento da cidade. Leis orçamentárias que devem ser elaboradas em conjunto com os cidadãos, por isso a importância da realização de Audiência Pública.
Na segunda parte as secretarias apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante o exercício de 2017. Representando a Secretaria de Assistência Social, Shauna Freire, abordou sobre todos os serviços disponíveis para o cidadão, a quantidade de pessoas atendidas pelos centros como o CRAS, CREAS, CRM. O Secretário de Saúde, Joacir Souza mostrou os atendimentos fornecidos pelo hospital e as clinicas de saúde, a gama de médicos especialistas, e o trabalho que vem sendo realizado para garantir a qualidade do atendimento. O Secretário de Educação Manoel Viana, informou sobre as reformas e ampliação de algumas escolas, a disponibilidade do transporte escolar para os alunos da educação básica, especial e também para os universitários. As Técnicas Edneide e Claudia deram continuidade a apresentação. Edneide falou sobre a merenda escolar, o cuidado com a elaboração do cardápio por nutricionistas, a distribuição dos livros didáticos para a educação infantil. A técnica Claúdia, especialista em educação especial, explicou a importância da inclusão dos alunos com necessidades especiais, e agradeceu ao secretário de educação pelo incentivo que recebe para desenvolver um bom trabalho.
No cumprimento do que determina a lei, valorizando o que pensa e deseja os moradores da nossa Cidade, todos os participantes tiveram a oportunidade em acompanhar as explanações dos secretários e técnicos, como também de fazer ás devidas reivindicações. Dentre as solicitações estavam ampliar o orçamento destinado a educação, construção de quadras esportivas nas escolas, e o combate a violência.