sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Há um tipo de TPM que pode ser confundida com depressão: veja como diferenciar

©

Quase todas as mulheres sentem algum sintoma ou alteração antes da chegada da menstruação, mas 2% a 10% delas têm uma versão piorada da complexa Tensão Pré-Menstrual (TPM).


O dado é do ginecologista Renato Carlos Malaquias, que alerta: os sintomas psicológicos manifestados por essas pacientes podem ser tão críticos que chegam a ser facilmente confundidos com distúrbios mentais.

A seguir, saiba mais sobre o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM):

O que é TDPM

© Marjan_Apostolovic/iStock depressao tristeza sintoma 0217 400x800

O médico Renato Carlos Malaquias, da Clínica Megamed, explica que TDPM é uma forma grave de tensão pré-menstrual que causa alterações físicas e psíquicas que prejudicam a habilidade da mulher de lidar com o âmbito social ou profissional de sua vida.


Origem está no cérebro

TDPM está relacionado a alterações na transmissão de substâncias que permitem a comunicação entre as partes do sistema nervoso, entre elas serotonina, neurotransmissor responsável pela felicidade e bem-estar. Com isso, surgem reações emocionais desproporcionais aos estímulos externos, semelhantes aos observados na depressão.

Inclusive, esse distúrbios da mente, assim como a ansiedade, também surgem pela interação falha entre neurotransmissores, o que explica porque a TDPM afeta o psicológico.

Sintomas de TDPM

© l i g h t p o e t/Shutterstock crise de ansiedade 016 400x800

Os sintomas de TPM também estão presentes na TDPM, mas em intensidade maior. Eles surgem de 2 a 10 dias antes da menstruação e cessam assim que o sangramento começa.

Veja os principais:

Ansiedade
Sentimento profundo de tristeza
Dificuldade de concentração
Alterações do sono e do apetite
Retenção de líquidos
Dor nos seios


Diagnóstico
O diagnóstico consiste em elencar os sintomas e diferenciar se o quadro da paciente se trata de TDPM, depressão ou ansiedade. "Sugiro uma atenção redobrada aos sintomas: se aparecem fora do período pré-menstrual, pode ser um quadro psíquico por si só", ressalta o especialista.
Cura e tratamento

© Bacho/shutterstock atendimento medico 116 400x800


Ainda não existem métodos que acabem definitivamente com os sintomas, mas há como controlá-los por meio de anticoncepcionais orais, analgésicos, terapia e hábitos que equilibram o funcionamento da serotonina no corpo, como boa alimentação e atividade física regular.

Quadros mais graves podem ser tratados com medicação que otimizam o funcionamento dos neurotransmissores no cérebro.

Tensão Pré-Menstrual: saiba mais

5 coisas que você deve parar de fazer na TPM e na menstruação

Médico sugere licença de trabalho para TPM: entenda impacto que teria

Alimentação correta pode afastar TPM: veja o que comer

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/saude/medicina/h%C3%A1-um-tipo-de-tpm-que-pode-ser-confundida-com-depress%C3%A3o-veja-como-diferenciar/ar-BBJcMSh?li=AAggPNl