sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Conheça as principais disfunções sexuais que atingem as mulheres

As disfunções sexuais são as dificuldades sentidas por uma pessoa ou pelo casal durante qualquer estágio da relação sexual, incluindo desejo, excitação ou orgasmo. Não são poucas as mulheres que sofrem de algum tipo de disfunção sexual e não procuram o médico para tratar do problema, que pode diminuir a qualidade ou mesmo impedir que elas cheguem ao orgasmo. Baixa […]
Por Flávia Magalhães

Foto: Shutterstock As disfunções sexuais prejudicam muito a vida do casal

As disfunções sexuais são as dificuldades sentidas por uma pessoa ou pelo casal durante qualquer estágio da relação sexual, incluindo desejo, excitação ou orgasmo. Não são poucas as mulheres que sofrem de algum tipo de disfunção sexual e não procuram o médico para tratar do problema, que pode diminuir a qualidade ou mesmo impedir que elas cheguem ao orgasmo. Baixa libido, ausência de lubrificação e dor durante a relação sexual são alguns sintomas relacionados aos problemas. A ginecologista Érica Mantelli fala sobre as principais disfunções sexuais femininas.


Foto: Shutterstock As disfunções sexuais prejudicam muito a vida do casal

Frigidez ou transtorno de excitação

As causas da frigidez são subjetivas e normalmente está associada a problemas psicológicos ou conjugais. Ela ocorre quando a mulher não consegue ficar sexualmente excitada e naturalmente lubrificada por sentir pouco ou não ter desejo sexual ao ser estimulada. “Essa mulher raramente chega ao orgasmo. O tratamento inclui acompanhamento psicológico e com a ginecologista”, esclarece a médica.
Vaginismo

De acordo com Érica, o vaginismo “Ocorre quando a mulher sente dificuldade de ter relação sexual porque contrai muito a musculatura da vagina, impedindo a penetração ou causando dor”. O tratamento depende de cada caso, mas em geral engloba exercícios de relaxamento da musculatura vaginal, além de técnicas de respiração, inserção de dilatadores vaginais e psicoterapia.
Dispareunia

Também é caracterizada por dor durante a relação sexual. “No entanto, ela pode estar relacionada com causas físicas como inflamações ginecológicas, infecção urinária, lesões da pele ao redor da vulva, mioma uterino, etc”, esclarece a ginecologista. Ela ainda explica que nestes casos, o tratamento direcionado especificamente para o problemacostuma resolver a dispareunia.
Desejo Sexual Hipoativo

É a falta de desejo sexual e pode atingir 35% das mulheres. Para Érica, “Problemas conjugais e psicológicos podem ser causas, mas também é originado por questões hormonais. Por isso é muito importante procurar a ginecologista para investigar as causas e tratar o problema”.
Anorgasmia

O principal sintoma da anorgasmia é a ausência de orgasmo mesmo quando há estimulação adequada durante o ato sexual. Segundo a médica, “O problema pode ser causado por doenças que afetam a região reprodutiva do corpo, como diabetes e esclerose múltipla, devido a cirurgias ginecológicas como histerectomia, ao uso de medicamentos para controlar pressão alta, depressão ou alergias ou pelo uso excessivo de álcool e cigarro”.
Fonte: https://www.altoastral.com.br/principais-disfuncoes-sexuais-mulheres/