domingo, 11 de fevereiro de 2018

Bloco Sedutores e Ciganinhas promove Baile Carnavalesco na Barra dos Coqueiros, segunda-feira dia 12

A décima terceira edição do tradicional Bloco Carnavalesco Sedutores e Ciganinhas levará alegria e tradição na tarde desta segunda-feira de carnaval, dia 12 em Barra dos Coqueiros. Realizado pelo Instituto Dona Sula, Organização Não Governamental que atua em defesa da cultura popular em Barra dos Coqueiros.

“Este ano haverá uma mudança no formato da festa, em lugar do desfile faremos um baile carnavalesco na Praça Erasmo Santa Bárbara, explica o coordenador do Bloco, Cláudio Caducha. A festa terá início às 15hs e como atrações haverá a apresentação da dupla Charlene Matos e Gavião das Teclas e da Banda de Frevo “Amigos Para Sempre”.

O Sedutores de Ilha tem o intuito de homenagear os antigos carnavais do município, mantendo viva a tradição do carnaval de rua. “Por isso, o bloco é animado exclusivamente com o frevo, da mesma forma que fazemos o resgate das ciganinhas e das fantasias”, explicou. “É um carnaval para as famílias de Barra dos Coqueiros. É um carnaval de frevo, de paz e de alegria. Faremos uma festa livre de violência pois contaremos com efetivo da polícia militar e segurança privada que fará revista nos foliões”, completou Caducha.

História do Bloco

O bloco resgata os antigos carnavais de rua da Barra dos Coqueiros, que tinham como seus expoentes os blocos “Ciganinhas”, que ia às ruas aos sábados de carnaval, e “Os Sedutores do Frevo”. Organizados Por Dona Cica e pelo saudoso Francisco Fagundes, o popular Galeão, duas figuras que desempenharam papel importante na cultura e na política da Barra dos Coqueiros, os blocos carnavalescos atingiram o ápice nas décadas de 1960 e 1970. Com a morte de Dona Cica, na década de 1980, as agremiações carnavalescas perderam força e foram interrompidas.

Em 2005, o Bloco Sedutores da Ilha foi rearticulado por Roberto Calazans Costa, que ocupava o cargo de Diretor de Cultura de Barra dos Coqueiros, Cláudio Caducha, Sissinho Moura, então vice-prefeito, pelo então Secretário de Educação de Barra, Luiz Alberto e pela mestra Dona Yolanda do Samba de Coco. A partir da sua terceira edição após a rearticulação, o mandato parlamentar do vereador Cláudio Caducha assumiu, ao lado de voluntários, a coordenação do Bloco e hoje a festa é comandada pelo Instituto Dona Sula e com o auxílio de apoiadores que ajudam a financiar a iniciativa. “Com o passar do tempo, o bloco foi se consolidando e hoje é o maior bloco carnavalesco da Barra dos Coqueiros”, explica Cláudio.

Instituto Dona Sula

Fundado há cerca de três anos pelo neto da ilustre que carrega o nome da instituição, o Instituto Dona Sula é uma entidade sem fins lucrativos que atua no campo da preservação e do fortalecimento da cultura de Barra dos Coqueiros. O presidente da associação, Gledson Soares, explica que o principal objetivo do instituto é formular políticas públicas nas áreas de cultura, educação e geração de emprego e renda.

O nome do Instituo é uma homenagem a Maria São Pedro Lima da Silva, mais conhecida como Dona Sula. Religiosa, ela iniciou sua vida artística cantando no coral da Igreja de Santa Luzia. Foi ela que ajudou a organizar as primeiras quadrilhas juninas do município, fundou o grupo de reisado, samba-de-coco e pastoril em Barra dos Coqueiros, além de ter sido fundamental no processo de articulação do carnaval de rua do município

Parcerias e apoio Cultural

A 13ª edição do evento só poderá ser realizado por conta das parcerias firmadas: Gelo da Betânia, Markus Material de Construção, Nilza Modas, Alex Depósito de Bebidas, SINTSEP, Farmácia Boa Saúde, Rações e CIA, Lan House do Siri, Açaí Brasil, Auto Escola Dakar, Ex Deputado Federal Marcio Macedo e as contribuições dos amigos, sócios e diretoria do bloco.