quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Vereadora Dilma da Colônia quer explicações e analises sobre a qualidade da água consumida em Propriá

O requerimento foi aprovado por unanimidade.



Durante sessão na Câmara Municipal, a vereadora Dilma da Colônia (SD) encaminhou requerimento endereçado ao GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE, ao PREFEITO MUNICIPAL DE PROPRIÁ, A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, A SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, A EMPRESA DESO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, Solicitando que seja feita uma investigação rigorosa sobre a qualidade da água do Rio São Francisco, oferecida à população Propriaense.

A preocupação do vereadora consiste na suspeita de contaminação da água. O requerimento foi aprovado e requer o Seguinte: 
1. Investigar e fazer análise química, biológica e física da água do rio são Francisco; 2. Fazer estudo taxonômico da estrutura e dinâmica do fitoplânton e do zooplânton no tratamento de esgoto sanitário advindo do uso do Rio São Francisco; 3. Investigar potencialmente as determinantes de doenças, advindas do uso das águas do rio São Francisco; 4. Potencializar ações e investimentos para a implantação de um laboratório para coletar amostras para posterior análise, conforme metodologia científica usual nos casos dessa natureza; 5. Investigar e analisar os níveis de agrotóxicos e herbicidas jogados no Rio São Francisco, tendo em vista o controle de pragas presentes nas águas do rio supracitado, bem como, a quantidade de argila em suspensão na água; 6. Criação de um grupo de trabalho capitaneado por Vereadores a fim de monitorar a qualidade ambiental em Propriá.

No plenário da Câmara Municipal a vereadora mostrou a preocupação com a qualidade da água que o povo da cidade de Propriá vem consumido. O requerimento deve ser encaminhado para todos os órgãos citados na propositura para as devidas providências.