segunda-feira, 13 de novembro de 2017

BARRA DOS COQUEIROS: TAXA DE CRIMES DIMINUI COM A POLICIA NAS RUAS E NOS POVOADOS.

Durante anos, os Barracoqueirenses explicaram a crescente criminalidade da cidade com o adágio de sempre: “A Barra é uma Barra, existem mais bandidos que policiais”.

Prefeito Airton Martins esteve em reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe com o Secretário João Eloy e com o comandante Geral da Polícia Militar Coronel Marcony Cabral. (foto: Jornal da Cidadania)
O fato é que os policiais, particularmente aqueles em carros de patrulha, eram poucos e estavam longe uns dos outros. Os moradores sempre via uma viatura passando na rua e as vezes.


Dentro de dois meses, entretanto, é visível a melhora por toda a Barra dos Coqueiros. Em vez de viaturas policiais uma ou duas vezes por semana em uma rua qualquer do centro de Barra dos Coqueiros – onde se concentra 80% da população do município  – carros patrulha e motocicletas de polícia agora passam quase que de 3 em 3 hora.

O que se observa é que a SSP, está trabalhando para reduzir a sensação e o sentimento de insegurança que cresceu na Barra dos Coqueiros, com a chegada de um numero significativo de policiais e com a presença da Força Nacional  melhorou muito a segurança na cidade.  “Quanto mais policiais e viaturas nas ruas, mais as pessoas sentem-se seguras para caminhar em seus bairros, conjuntos, loteamentos e povoados.” Afirma o Blogueiro Givaldo Silva

O número de viaturas da Polícia estadual duplicou em dois meses. Graças a luta do Prefeito Aírton Martins, junto ao Secretário de Segurança Pública, em solicitar mais policiais e viaturas para a cidade, agora duplicou,  novos policiais foram incorporados no destacamento da cidades – aumentando seu contingente significadamente.

“Melhorar a segurança da população foi a prioridade número um dessa administração quando assumimos o governo municipal e continua a ser nossa principal preocupação”, afirmou Airton Martins. “Nós provamos isso ao pedir de forma preocupante um maior contingente policial e hoje temos o maior numero de policiais da história de Barra de Coqueiros.”

Crimes violentos despencam

Como esperado, os índices de criminalidade despencaram. A taxa de homicídios da Barra dos Coqueiros – que cresceu  muitos nos últimos meses. E, nos últimos  meses, de acordo com o ABN, a Barra dos Coqueiros registrou apenas 2 assassinatos, abaixo dos diversos no primeiro trimestre de 2017.

A ocorrência de furtos, arrombamentos e agressões também está em queda. A porcentagem de lares Barracoqueirenses dos quais membros da família apresentaram queixa por terem sido vítimas de crimes caiu. Pelos analises feitos pelo ABN,  Assaltos a residências e crimes contra a propriedade sofreram uma queda nos últimos dois meses,  em comparação com o mesmo período no ano passado. Onde o Blog recebeu diversas denuncias.

Os cidadãos estão atentos

A despeito de todo o progresso, a insegurança ainda permanece como a principal preocupação da maioria dos Barracoqueirenses, de acordo com um estudo, a maioria dos cidadãos sergipanos apontaram como o principal problema a falta de segurança. E, enquanto esse percentual parece alto, é consideravelmente visível a melhora na cidade de Barra dos Coqueiros.  

“Devagar, mas com firmeza, surge o sentimento de haver mais segurança aqui, particularmente em Barra dos Coqueiros”, afirmou Vânia, uma moradora que trabalha na cidade. “Eu ainda não me sinto segura para caminhar sozinha de noite, mas quando sabemos que há um policial não muito longe, começamos a nos sentir mais confortáveis.”

Esperamos que a Segurança melhore ainda mais, e acompanhe o desenvolvimento da cidade.