sábado, 23 de setembro de 2017

TODO POLÍTICO PROFISSIONAL SABE QUANTO CUSTA 1 VOTO E O APOIO DE UM VEREADOR QUE NÃO TEM COMPROMISSO COM O POVO?


CONTAGEM REGRESSIVA 1
Hoje estamos – exceto por motivo de força maior que tornem necessário antecipá-las – a uma distância de doze meses das convenções partidárias que vão definir os candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente nas eleições de outubro de 2018.
CONTAGEM REGRESSIVA 2
Na etapa seguinte, em 2020, escolheremos em todos os municípios do país, os novos prefeitos e vereadores, aqueles políticos que moram mais perto da casa da gente, que dá até pra encontrar no supermercado ou na padaria de vez em quando e dar uma bronquinha de leve, pra que sintam que estamos de olho.
FIQUE DE OLHO 1
É nessa hora – agora – que os políticos profissionais começam a ter constantemente em suas agendas conversas com quem pode garantir um punhado de votos no atacado, pra não ter que ficar  cuidando do varejo e aguentar aquele povo chato que fica pedindo favorzinho no meio da rua quando chegar a hora de tirar as fotografias bonitas da campanha de rua.
FIQUE DE OLHO 2
Na verdade, tudo o que um político profissional não gosta, é de ter que ficar pedindo voto pra todo mundo toda vez que entra em algum lugar. Tem gente que está com a mão suja, suada e a criançada fica puxando a camisa, arranca até os botões. Realmente é um saco para o político profissional ficar nesse grude de varejo com o eleitor comum.
FIQUE DE OLHO 3
Mas ele faz porque faz parte do esforço de vendas para conquistar novos clientes e garantir a meta necessária para emergir das urnas como um dos eleitos pelo povo. É o jeito dele tentar recuperar os eleitores que já sabe que perdeu, por não ter cumprido os tratos feitos na eleição anterior.
FIQUE DE OLHO 4
Faz parte do trabalho, para garantir mais um mandato de vereador, de prefeito, de deputado ou outra coisa qualquer. A escala da conversa muda de acordo com o cargo desejado.
O vereador profissional, por exemplo, quer garantir agora, muito antes das eleições de 2020, o apoio do professor da escola pública que sonha em ser diretor ou do amigo do cunhado que tem um time de futebol e precisa de um jogo de uniforme novo para suas partidas de várzea no domingo.
O deputado profissional quer o apoio do vereador profissional agora, nas eleições de 2018, em troca de apoio financeiro e institucional para ele nas eleições de 2020, quando ele vai poder posar no bairro de assessor do deputado, o cara que resolve tudo..
É por isso que, muitas vezes, o diretor da escola pública muda de repente e ninguém entende o motivo. E o time de futebol do bairro aparece com um uniforme lindo no jogo de domingo.
E depois do jogo ainda tem churrasco. O deputado chega, abraça todo mundo, diz que é parceiro, que nunca deixa os amigos na mão. E todo mundo faz aquela festa, posta até foto nas redes sociais pra dizer que é amigo de autoridade.
Até o professor, que nunca calçou uma chuteira na vida, aparece por lá, junto com  aquela namoradinha bonita, que fica cheia de sorrisos na direção do simpático deputado. Que retribui, todo sedutor…