terça-feira, 19 de setembro de 2017

“TENHO DEDICADO MEU MANDATO PARA AJUDAR O POVO E A CIDADE DE PROPRIÁ”, afirma a Vereadora Dilma da Colônia

Image result for dilma da colônia
Vereadora Dilma da Colônia (SD)


A entrevistada pelo ABN, foi a Vereadora Dilma da Colônia (SD), Propriá, e está no primeiro mandato na Câmara Municipal de Propriá - Sergipe. Com uma voz tranquila e serena, do outro lado estava a Vereadora mais votada da ultima eleição em Propriá. Ela contou um pouco de sua história de vida, do despertar para a política, os desafios e os projetos aprovados em benefício da população Propriaense e os projetos que estão tramitando.

Dilma da Colônia, conta que aceitou o convite para disputar as eleições de 2016 para defender os valores da família e ser uma voz no parlamento de Propriá,  em combate à violência contra as mulheres, pela defesa dos pescadores e pescadoras, direitos dos idosos, direitos das Crianças e Adolescentes, geração de emprego e renda, por mais saúde, educação, segurança, assistência social, esporte, cultural para o povo sofrido da cidade. que vem só caminhando para o atraso há  décadas.  

ENTREVISTA

A BARRA E A NOTICIA – Em seus primeiros oito meses de mandato, qual balanço a senhora faz da atuação parlamentar?

DILMA DA COLÔNIA – Um dos maiores desafios que enfrentei foi a dificuldade para aprovar projetos, mas isso não tem inibido nosso trabalho. Só para você ter noção, no ano passado apresentamos diversos Projetos de Lei, dezenas de  requerimentos e indicações, Projeto de Decreto legislativo e moções, usamos da tribuna por diversas vezes em defesa dos povo, ainda, apresentamos  Propostas de Emendas a LDO para 2018. De janeiro para cá, já conseguimos protocolar  projetos importantes, requerimentos pedindo informações aos órgãos públicos e diversos pedidos para atender as demandas da comunidade. Graças à essa atuação, ficamos como a vereadora  mais atuante da Câmara Municipal ate´o momento. A dificuldade de conseguir aprovar essas propostas me deixa muito triste, mas nunca desmotivada. Tem, por exemplo, um projeto nosso que eu apresentei assim que assumi o mandato e até agora não saiu do lugar. A proposta que trata da RONDA ESCOLAR é de grande importância. E temos também de acabar com a questão das obras inacabadas. Muitos políticos usam essa tática para ganhar votos e enganar a população. Sou contra isso e vou apresentar minha proposta para acabar com essa estratégia. Além disso, queremos que o Poder executivo crie urgentemente um programa municipal sério de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Tem outro que visa incluir na grade curricular das escolas, o ensino preventivo sobre drogas. O objetivo é levar aos estudantes quais são as consequências do uso de drogas. 

A BARRA E A NOTICIA – Quais tem sido sua principais bandeiras defendidas na Câmara Municipal de Propriá?

DILMA DA COLÔNIA – A primeira atuação que eu coloco em destaque é a defesa da preservação do Rio São Francisco que contribui para o fortalecimento da economia local  e do bem estar das famílias. A maioria dos nossos projetos têm sido voltados para a geração de emprego, segurança, saúde, Educação, meio-ambiente e todos os assuntos envolvidos. Minha atuação está bastante associada, também, ao combate à violência contra as mulheres, pela defesa do povo de Propriá, a garantia dos direitos das pessoas idosas e a criação de políticas públicas voltadas para as crianças e a juventude. É claro que com isso tudo, tenho dedicado meu mandato para ajudar a recuperação de Propriá, foi para isso que fui eleita e é o que estou fazendo no parlamento.

A BARRA E A NOTICIA  – E com relação aos idosos, existem  proposta para eles?

DILMA DA COLÔNIA – Sim tem. Na verdade precisamos cuidar melhor dos idosos. No entanto gostaria de destacar que sempre defendo a agilização do atendimento dos idosos na rede pública municipal e estadual de saúde. Essa é com certeza uma questão necessária e urgente. A gente vê várias placas de indicações, na maiorias dos estabelecimento comerciais, informado sobre a prioridade de atendimento aos idosos, só que o mesmo não acontece nos hospitais e postos médicos. Iremos apresentar uma proposta que  visa justamente isso, fazer com que os idosos tenham prioridade no atendimento dentro de um prazo estabelecido em lei. Recebo várias reclamações sobre esse assunto. Veja bem, a pessoa marca a consulta, não recebe o atendimento necessário porque não se tem um prazo estabelecido. Essa proposta que vamos encaminhar é de grande importância para proteger a vida dos idosos. Quero informar à população Propriaense que estamos numa batalha para aprovar esse e os demais projetos que apresentei. Digo com segurança que não tem faltado empenho da minha parte para fazer esses temas avançarem. Estamos trabalhando dia e noite para beneficiar à população, mas a gente encontra muita dificuldade e é bom que o povo saiba disso. Não depende exclusivamente da minha atuação, depende de todos os vereadores de Propriá. Estou fazendo a minha parte com muita dedicação e empenho. As coisas demoram mais do que a gente gostaria, mas estamos no caminho certo, tenho convicção disso.

A BARRA E A NOTICIA – Vereadora, conta para gente um pouco da sua história de vida.

DILMA DA COLÔNIA – Claro. Eu sou de uma família tradicional e muito preocupada com os bons costumes. A minha infância foi toda baseada nos princípios do bem, do respeito e da boa convivência. Meus pais me ensinaram desde cedo os princípios do trabalho e do respeito e apontaram o caminho da boa conduta, de ser uma pessoa honesta para seguir minha caminhada dignamente. Amo Propriá, com muito orgulho. Muito bem casada, tenho duas filhas e uma neta e tenho dedicado meu tempo para melhorar a vida da população do meu município e lutando constamente em Defesa do Rio São Francisco e dos pescadores que sobrevivem do rio. 

A BARRA E A NOTICIA – A partir de que momento veio o despertar para a política?

DILMA DA COLÔNIA – Desde muito jovem tenho dedicado minha vida para ajudar as pessoas. Fui presidente da Colônia de Pescadores Z-8, hoje estou licenciada, por causa do mandato de vereadora,  e foi com esse contato com o povo que pude perceber o quanto é importante termos pessoas na política, comprometidas com o povo. No meu trabalho em defesa do meio ambiente e da pesca pude conhecer com detalhes a realidade de muita gente, percebi que faltava alguém na política em defesa dos princípios da família e da ética. E com o apoio da minha familia, venho a motivação  a entrar de vez na política, na disputa eleitoral. Na verdade, uma porta foi aberta diante de mim e eu tive coragem de passar por ela com o compromisso de para fazer a diferença na vida pública. O convite para a candidatura, em 2016 para o cargo de Vereadora, veio do presidente municipal do SOLIDARIEDADE e candidato a prefeito na época, Dr. Valberto. Ele me chamou para um conversa e disse que eu poderia ajudar muito mais pessoas com um mandato. Na verdade, eu já alimentava esse desejo de me posicionar no meio político, nessa questão de valorização da família. Entrei na campanha com muita dedicação e conseguimos vencer com uma votação bem expressiva, sendo a mais votada do pleito. A nossa meta era eleger o Prefeito Municipal, mas infelizmente não conseguimos alcançar a votação necessária. Por incrível que pareça, na primeira eleição disputada, conseguimos a primeira colocação. Essa é minha caminhada, da qual tenho muito orgulho de contar.

A BARRA E A NOTICIA – Para encerrar nossa entrevista, deixe uma mensagem para o povo de Propriá.

DILMA DA COLÔNIA – Convoco todos os Propriaenses e aqueles que acompanham e acreditam em nosso trabalho para que possamos unir forças diante desse momento tão delicado pelo qual passa a nossa cidade e o nosso Brasil. Precisamos juntar as pessoas pessoas comprometidas e que desejam, realmente, reverter a situação que está diante de nós. Deixo a mensagem que é possível superar essas crises, tanto a política quanto a econômica. Faço uma convocação aos Proriaenses e todos que desejam dar as mãos, para que a gente venha, juntamente com o nosso mandato, mudar essa situação e que o nossa cidade se encontra e  possa voltar a avançar. Eu termino aqui dizendo o seguinte: venha lutar por PROPRIÁ porque aqui, a nossa cidade tem jeito!



Por: A BARRA E A NOTICIA