sábado, 23 de setembro de 2017

PROJETO DE LEI "O RIO SÃO FRANCISCO É MEU" DA VEREADORA DILMA DA COLÔNIA FOI APROVADO


O Projeto de Lei da autoria da vereadora Dilma da Colônia, que DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROJETO "O RIO SÃO FRANCISCO  É MEU" NO ÂMBITO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PROPRIÁ. Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Propriá, comprometidos com o futuro do Rio São Francisco.

Na justificativa do Projeto a autora acrescentou o seguinte: O ensino voltado para as práticas sustentáveis é mais do que necessário para a formação das futuras gerações de Propriá e a preservação sistemática de nossas riquezas naturais e do nosso modo de vida, evitando colapsos em setores vitais à nossa sobrevivência. São as crianças que formamos no agora, portanto, que tomarão as decisões que conduzirão o planeta numa direção diferente daquela na qual o colocamos hoje, voltada para o uso sustentável e a conservação inteligente.

Neste contexto, é de suma importância ensinar os alunos sobre o valor histórico-cultural e estratégico dos cursos hídricos do Rio São Francisco, o rio que abastece nossa Cidade, atualmente muito castigado pelo despejo indiscriminado de dejetos e o abandono do Poder Público. Este abandono, entretanto, poderia ter um impacto muito menor se a população contribuísse significativamente para a conservação dos corpos hídricos e é nisto que entra a oportunidade proporcionada pelo correto processo educacional.

Assim, apresento a presente proposta de criação do Projeto “O RIO SÃO FRANCISCO É MEU” de conscientização acerca do uso sustentável e da preservação dos corpos hídricos da Cidade para os alunos de 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental  de PROPRIÁ. Com isto, esta Casa certamente contribui não somente para o futuro sustentável desta Cidade, mas também para a formação de toda uma nova geração de PROPRIAENSES ciente de seu papel na preservação do planeta.

VEJA O PROJETO NA INTEGRA: 

PROJETO DE LEI Nº 31 /2017

EMENTA:
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROJETO "O RIO SÃO FRANCISCO  É MEU" NO ÂMBITO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PROPRIÁ.
Autora: VEREADORA DILMA DA COLÔNIA (SD)

A CÂMARA MUNICIPAL DE PROPRIÁ
D E C R E T A :
Art. 1º Fica criado no âmbito das escolas da Rede Municipal de Ensino o Projeto “O RIO SÃO FRANCISCO É MEU” de conscientização acerca do uso sustentável e da preservação dos corpos hídricos da Cidade.

Art. 2º São diretrizes do Projeto “O RIO SÃO FRANCISCO É MEU”:

I – oferecer orientações gerais sobre Ecologia e práticas socioambientais sustentáveis;
II – ensinar os alunos de 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental a importância ecológica e estratégica do Rio São Francisco dentro do contexto socioambiental da Cidade;
III – oferecer instruções práticas sobre a conservação e preservação de rios e demais corpos hídricos;
IV – formar alunos multiplicadores para atuação em suas respectivas comunidades;
V – oferecer visitas guiadas a Estações de Tratamento de Resíduos - ETR, unidades de conservação e de preservação e demais locais voltados para a prática da conservação e preservação hídricas;


VI – convidar, quando possível, pais e responsáveis a participar do processo de aprendizagem dos alunos e oferecer instrumentos necessários à mobilização social em suas respectivas comunidades.

Parágrafo único. As diretrizes contidas nos incisos acima deverão respeitar a condição da criança e do adolescente de sujeitos em desenvolvimento, protegendo-os de possíveis situações de risco e vexatórias.

Art. 3º A Secretaria Municipal de Educação poderá realizar parcerias com outros órgãos da Administração Pública municipal, estadual e federal e instituições da sociedade civil para o cumprimento das diretrizes contidas no art. 2º.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das sessões, 28 de abril de 2017.
Dilma da Colônia
Vereadora (SD)

JUSTIFICATIVA

O ensino voltado para as práticas sustentáveis é mais do que necessário para a formação das futuras gerações de Propriá e a preservação sistemática de nossas riquezas naturais e do nosso modo de vida, evitando colapsos em setores vitais à nossa sobrevivência. São as crianças que formamos no agora, portanto, que tomarão as decisões que conduzirão o planeta numa direção diferente daquela na qual o colocamos hoje, voltada para o uso sustentável e a conservação inteligente.
Neste contexto, é de suma importância ensinar os alunos sobre o valor histórico-cultural e estratégico dos cursos hídricos do Rio São Francisco, o rio que abastece nossa Cidade, atualmente muito castigado pelo despejo indiscriminado de dejetos e o abandono do Poder Público. Este abandono, entretanto, poderia ter um impacto muito menor se a população contribuísse significativamente para a conservação dos corpos hídricos e é nisto que entra a oportunidade proporcionada pelo correto processo educacional.

Assim, apresento a presente proposta de criação do Projeto “O RIO SÃO FRANCISCO É MEU” de conscientização acerca do uso sustentável e da preservação dos corpos hídricos da Cidade para os alunos de 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental  de PROPRIÁ. Com isto, esta Casa certamente contribui não somente para o futuro sustentável desta Cidade, mas também para a formação de toda uma nova geração de PROPRIAENSES ciente de seu papel na preservação do planeta.

Secom: da vereadora Dilma da Colônia.