quarta-feira, 6 de setembro de 2017

COMO CHEGAR AO ORGASMO FEMININO

Especialistas explicam, um assunto que é sempre motivo de questionamentos

Elegemos o orgasmo como um dos assuntos para falarmos por aqui. Isto porque, por mais que uma mulher sinta e/ou se informe a respeito, há sempre dúvidas que permeiam a relação sexual em busca do seu ápice. E com quem tirar dúvidas, se não com um profissional que entende o nosso corpo?


 
O orgasmo é uma sensação que varia de mulher para mulher. Pode ser mais ou menos intenso, mais ou menos rápido (Foto: Getty Images)

Você já alcançou o orgasmo? Pois saiba que talvez você tenha chegado lá e não tenha se dado conta do fenômeno, pois a intensidade varia de mulher para mulher. Se você comenta com uma amiga o que sentiu, pode ser que ela faça você pensar que não, você não chegou lá, porque é bastante pessoal.

"O orgasmo é uma sensação que pode ser mais ou menos intensa, mas isso irá depender do estímulo. Ele também pode durar mais ou menos", esclarece a ginecologista e obstetra Erica Mantelli.

Mas uma coisa é certa: "O orgasmo é uma sensação que corresponde ao ápice do prazer sexual. Ele dura poucos segundos e provoca o aumento da frequência cardíaca e respiratória, contrações involuntárias dos músculos ao redor do ânus e da vagina causando uma sensação de euforia e bem estar", explica como acontece o fenômeno.

Especialistas explicam os caminhos que levam ao orgasmo

Segundo a especialista, é possível chegar ao orgasmo através da masturbação ou por meio da relação sexual, com ou sem penetração. Mas há quem chegue ao orgasmo sem saber que caminho percorreu, ou como pode ter acontecido, já que não corresponde a nenhuma dessas situações listadas acima.

Pois o ginecologista e terapeuta sexual Amaury Mendes Júnior mata essa charada. "Tudo que é mucosa tem terminação nervosa: na vagina, no ânus, na glande do pênis e na boca. E todo lugar com terminação nervosa tem potencial para ser estimulado a ponto de provocar o orgasmo", diz. "O clitóris centraliza mais, porque é o único órgão do corpo humano completamente voltado para o prazer", complementa.

E não é só isso. Segundo Erica Mantelli, existem mulheres que conseguem ter orgasmos sem ao menos tocar no parceiro. "Elas sentem prazer apenas com a indução da sua imaginação e fantasias. Esse é um tipo de orgasmo inusitado", conta.
A imaginação é um poderoso aliado para chegar ao orgasmo (Imagem ilustrativa: Getty Images)

Nas mulheres, aponta Erica Mantelli, os pontos mais frequentes são localizados no clitóris, através da penetração vaginal; outra área bastante referida são os mamilos, pois são uma zona erógena. "No entanto, há outros fatores que podem levar ao orgasmo, como carícias no pescoço e penetração anal", explica.


Algumas posições sexuais facilitam o orgasmo com penetração

O tão falado Ponto G não é garantia de orgasmo, segunda Erica Mantelli. "O Ponto G é uma referência de uma região anatômica localizada na parede anterior da vagina da mulher. Essa região seria uma zona erógena que poderia levar ao orgasmo", explica.

Portanto, em vez de focar na busca por ele, Erica Mantelli diz que algumas posições facilitam o orgasmo, independemente do Ponto G.

"Uma posição que estimula o clitóris com a fricção é sempre um bom caminho. Posições em que a mulher tem mais o controle, como quando ela fica por cima do parceiro ou nos casos em que ocorre a penetração profunda atingindo o Ponto G, isso também contribui para o orgasmo rapidamente", lista.

As preliminares, segundo Erica, são o momento em que a maioria das mulheres consegue ter orgasmo. Ela explica por quê: "O clitóris fica mais externo e, com isso, na hora do sexo oral ou na masturbação é mais fácil chegar ao orgasmo do que propriamente durante uma penetração", ensina.

Mas o que facilita o desempenho e o orgasmo em si é o quanto a mulher está entregue para a relação e relaxada. "Quanto mais ela praticar a relação sexual, se desligar do mundo externo, permanecer voltada para aquele momento, mais facilmente chegará ao orgasmo", finaliza.
fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/especialistas-explicam-como-chegar-ao-orgasmo-feminino.htm