segunda-feira, 11 de setembro de 2017

BARRA DOS COQUEIROS: ENTRE O OCEANO E O RIO E ENTRE O CÉU E O INFERNO

Cidade de Sergipe onde se localiza os maiores investimentos imobiliários e a instalação de uma termelétrica, Barra dos Coqueiros opõe a riqueza gerada pelas atividades imobiliárias de grandes condomínios  à pobreza dos moradores, desesperados por emprego, principalmente os jovens, e o numero de familias inscritas no Programa Municipal COMIDA NA MESA" só tem aumentado.

Resultado da imagem para Usina terméletrica de barra dos coqueiros
Parque Eólico de Barra dos Coqueiros, que tinha promessa de gerar centenas de empregos direto, não emprega ninguém da cidade. 

O ABN, tem percorrido diversas ruas e comunidades da cidade, principalmente os grandes condomínios, controlados por grandes construtoras, do ramo imobiliário, cujo lucro  dessas empresas são astronômicos, levando em consideração o preço dos imóveis. Do outro lado temos a implantação da Usina termelétrica,   que prometeu da prioridade dos empregos aos moradores da cidade.   

Os empreendimento milionários redesenhou parte expressiva da paisagem da Cidade de Barra dos Coqueiros, estimolou novas atividades econômicas, como a do comêrcio, além de causar uma reviravolta nas relações sociais e na vida da população da região, notadamente na dos moradores dos povoados. O impacto gerado nas últimas duas décadas, é o assunto desta Matéria. 


Parte I – Barra dos Coqueiros: Entre o Mar e o rio e entre o céu e o inferno

Barra dos Coqueiros era apenas uma cidade dormitório, na Região Metropolitana e Sergipe, quando foi inaugurada a Ponte "CONSTRUTOR JOÃO ALVES". Muitos investidores vieram para a cidade.  Hoje, emancipada há mais de 5 décadas, e com um dos  maiores orçamentos do estado proporcionalmente devido aos  impostos gerados pelas atividades imobiliárias em seu território, a cidade sofre com um problema típico das grandes metrópoles nacionais: o crescimento desordenado.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam pouco mais de 31 mil habitantes no município. Porém, o poder público local sustenta que as estatísticas estão defasadas, e a população já passa dos 35 mil. A periferia incha a uma velocidade espantosa, e a maior parte das pessoas que se estabelecem em moradias precárias vêm de regiões muito pobres de outras cidades do estado e dos estados vizinhos . Desde construção da Ponte Aracaju X Barra, a mais e dez anos atrás, os negócios das empresas e do mercado imobiliário estão em franca expansão. Quem chega traz consigo a esperança de abocanhar um pedaço do bolo de dinheiro que o mercado imobiliário injeta na economia de Barra dos Cqqueiros.

Toda semana chega novas famílias para morar na cidade, e para corresponder à demanda social, a administração precisaria do dobro de recursos de que dispõe. Segundo análise do ABN, não são todos os domicílios que têm rede de esgoto, e a água vez em quando é fornecida de péssima qualidade. Segurança pública é outra preocupação: os poucos policiais militares do município não dão conta da violência, que anda a passos largos.
Resultado da imagem
Um emprego na Usina Termelétrica é o sonho de nove em cada 10 pessoas de Barra dos Coqueiros

A PONTE ARACAJU X BARRA – o meio de transporte mais rápido, seguro da região – é, definitivamente, a forma de acesso preferida pelas pessoas que desembarcam na cidade à procura de emprego. Pode-se dizer, sem exagero, que conseguir uma vaga para trabalhar nas instalações da Usina Termelétrica  é o desejo de nove em cada dez habitantes de Barra dos Coqueiros. Porém, sem formação profissional e escolar consistente, arrumar um posto de operador na empresa, não passa de um sonho impossível para a maioria dessas pessoas.

No momento o  Senai está oferecendo cursos profissionalizantes variados à comunidade. Mas, por enquanto, o centro de formação Móvel, não atene a toda demanda da cidade.  

Não muito distante da pobreza absoluta da periferia e dos povoados de Barra dos Coqueiros, onde se amontoam algumas invasões, fica um verdadeiro enclave de Primeiro Mundo nas areas dos condomínios. Nas invasões onde as casas não têm muro e foram construídas sem nenhum padrão arquitetônico, à semelhança de um subúrbio norte-americano. "É um apartheid. As construtoras retira boa parte de sua riqueza de Barra dos Coqueiros, mas não retribui com investimentos em saúde, educação e saneamento para a maioria do povo. Elas pagam seus impostos, porém isso é muito pouco perto dos problemas que a especulação imobiliária  causou a cidade.  

Periferia de Barra dos Coqueiros: pobreza absoluta em meio à maior cidade de Condomínios de luxos mineral do Estado de Sergipe.

Há ainda um fato no mínimo curioso decorrente da presença da Usina Termelétrica, a mesma foi beneficiada com redução e isenção e impostos e  taxas, com o compromisso de priorizar a mão de obra local. no entanto o que se observa é absolvição da mão de obra de pessoas de outros estados e de outros municípios de Sergipe.

O Prefeito, os vereadores  e o Grupo SOS emprego, querem que a empresa cumpram com as exigências e os acordos feitos no início da construção, os moradores a cidade estão desempregados e precisam trabalhar. Cidade de contrastes, Barra dos Coqueiros recebeu o inusitado título de Cidade do Amor. Tudo por causa do povo hospitaleiro e solidário nela reside.