quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Em avaliação do TCE de 0 a 10, transparência na Câmara de Barra dos Coqueiros tem nota 8,6.

Levantamento do TCE-SE revela realidade nas câmaras de Sergipe. Cidades com irregularidades terão prazo para adequação às recomendações.

Image result for Cãmara Municipal de Barra dos Coqueiros
Plenário da Cãmara Municipal de Barra dos Coqueiros.
A Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros (SE) teve o 7º melhor resultado entre os legislativos municipais de Sergipe, e a 2ª colocada dos Legislativos da Região Metropolitana, em um levantamento do TCE-SE, sobre transparência. Com notas de 0 a 10, a Casa foi avaliada com 8,6 por ter fácil acesso às informações que permitam a fiscalização de contratos e gastos públicos pelos cidadãos.

O estudo no estado é pioneiro, feito pelo TCE-SE, e foi feito em 75 municípios Sergipanos. O principal objetivo da "Métrica da Transparência" foi verificar quais cidades possuem uma ferramenta online que possibilite o monitoramento, e o funcionamento dela.

A divulgação do resultado foi feita na última segunda-feira (31/07). O levantamento faz parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

Segundo a especialista em direito público de Sergipe, a falta de transparência é grave, já que a Casa é responsável por prestar contas à população.

"A transparência é o requisito essencial da prestação de contas. Todo o poder público, federal, estadual, municipal, principalmente os vereadores, que legislam diretamente com a população", afirma o Contabilista Givaldo Silva.

Prazo para adequação

Todas as cidades que não tiveram a nota máxima receberão uma recomendação do TCE-SE com as irregularidades constatadas e terão um prazo para se adequar às normas legais de transparência. 

Após o prazo estabelecido, uma nova avaliação será feita pelo TCE-SE, que poderá ajuizar uma ação civil pública caso a cidade não faça as melhorias apontadas. O curioso é que, de todo o estado, nenhuma Câmara Municipal obteve a nota 10.Uma vergonha!

As piores

Das 75 cidades de Sergipe, 16 tiveram notas 8,0 e acima de 8,0, passaram da média. No entanto, todas as 20 Câmaras Municipais receberão a nota 0,0 ou abaixo de Zero e recomendação do TCE-SE por descumprimento total da legislação. e outras por precisarem de ajustes.

Entre todos os municípios, grandes e pequenos, a pior realidade encontrada foi em Santa Rosa de Lima, avaliada com nota -1,7. Na sequência, Capela e General Maynard, que tiveram -0,2. 


Cidades com irregularidades terão prazo para adequação às recomendações.