terça-feira, 13 de junho de 2017

Os 5 principais erros que empresas de contabilidade cometem

Todas as empresas precisam gerenciar a contabilidade para se manterem ativas e competitivas no mercado. Além disso, essa área é responsável por fazer com que a companhia siga todos os trâmites legais exigidos dentro do seu regime tributário. Para garantir que todos os processos sejam realizados com assertividade, muitas corporações contratam empresas de contabilidade terceirizadas.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

Essa é realmente uma boa escolha, pois com a parceria com companhias de contabilidade renomadas, o empreendedor terá a sua disposição um time de profissionais qualificados, que realizarão os serviços contábeis do seu negócio da melhor maneira possível. Mas, é preciso ficar atento ao definir essa parceria, pois há alguns erros que empresas de contabilidade sem experiência cometem e que podem prejudicar a sua corporação.
Para ajudar os empresários a identificar se o seu atual parceiro comete algum dos principais erros que empresas de contabilidade praticam, fizemos uma lista com 5 falhas que você deve se atentar.

1. Lançamento de valores errados

Como já diz o ditado popular: a pressa é inimiga da perfeição. Na área de contabilidade não é diferente. Muitos contadores querem finalizar a demonstração contábil da empresa com rapidez, e a correria para realizar esse processo pode levá-lo a lançar valores errados.
Esse é um dos principais erros que empresas de contabilidade cometem, afetando a demonstração, os processos e relatórios essenciais para o funcionamento de qualquer companhia, além de interferir no demonstrativo de resultados e nos balanços patrimoniais. Sendo assim, o contador não pode se deixar levar pela pressa. A dica para evitar que esses erros prejudiquem ainda mais os clientes, é realizar conferências mensais e redobrar a atenção durante esse processo.

2. Duplicação dos lançamentos

Ainda abordando os lançamentos, mais um dos erros que empresas de contabilidade cometem são as projeções duplicadas. Essa prática pode causar um grande impacto na saúde financeira da companhia atendida, prejudicando severamente o negócio. Para que isso não aconteça nas contabilidades, é fundamental que haja uma verificação diária dos lançamentos, além disso, o contador deve confrontar os dados com as contas do negócio.

3. Desatualização é um dos principais erros que empresas de contabilidade cometem

A legislação brasileira e o mercado passam por mudanças constantes e o não acompanhamento dessa evolução pode levar o profissional da área contábil a cometer erros. Ficar de olho apenas nos balanços, lançamentos e demonstrações, sem se atentar às leis tributárias vigentes no país, é uma atitude perigosa.

Esse comportamento pode fazer com que a empresa perca isenções e facilidades proporcionadas pela lei. Por mais que a companhia de contabilidade não seja uma especialista em tributos, ela precisa estar sempre atualizada sobre as novas jurisprudências, regulamentos e normas do segmento no qual seus clientes atuam.

4. Falhas ao calcular os impostos

Esse é um dos erros que empresas de contabilidade cometem e que podem prejudicar seriamente as empresas. Preencher erroneamente impostos como COFINS, ISS e PIS pode levar a companhia a perder dinheiro, caso o erro seja para mais, ou ser notificada pelos órgãos responsáveis pelos impostos, caso o erro seja para menos.

Para evitar esses problemas, inclusive durante a emissão de guias e declarações, é fundamental contar com sistemas automatizados de contabilidade, que reduzem significativamente esses erros.

5. Limitar-se à análise e gestão dos números

Quando as empresas contratam um parceiro de contabilidade, elas esperam contar com um serviço estratégico, que mostre os caminhos mais seguros para o crescimento financeiro da corporação. Sendo assim, as empresas de contabilidade erram quando deixam de falar para os seus clientes que é hora de poupar para que as contas sigam em dia.

A reserva de capital deve ser indicada pelo contador para que o seu cliente não seja pego de surpresa com despesas extras, como pagamentos de FGTS ou de processos judiciais.
Via Solluta