segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Codevasf realiza peixamento em Propriá e solta 500 mil alevinos no rio São Francisco

Desde 2007, Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf já produziram 146 milhões de alevinos
Codevasf realiza peixamento em Propriá e solta 500 mil alevinos no rio São Francisco
Nesse final de semana, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba realizou mais uma ação de repovoamento do rio São Francisco em Sergipe, desta vez no município de Propriá. No domingo (29), a empresa lançou 520 mil alevinos de espécies nativas no leito do Velho Chico, durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes. Esse foi o terceiro peixamento promovido pela Codevasf em Sergipe em 2017.
O peixamento teve a participação do superintendente regional da Codevasf, César Mandarino, dos senadores da República Eduardo Amorim e Antônio Carlos Valadares, do prefeito de Propriá, Iokanaan Santana, de funcionários da Codevasf e de populares que participavam dos festejos. Na ação, realizada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), foram inseridos alevinos de curimatã (450 mil), piau (60 mil), pacamã (5 mil) e cascudo (5 mil) no rio São Francisco.
O superintendente regional da Codevasf, César Mandarino, ressaltou o papel desenvolvido pela empresa nas ações de repovoamento do São Francisco. “Estamos realizando mais um peixamento, que é uma ação de fundamental importância para a revitalização da bacia. Queremos fortalecer essa iniciativa e já temos, inclusive, mais um peixamento programado, desta vez no município de Santana do São Francisco”, afirmou.
Após o repovoamento, os festejos prosseguiram com a realização da tradicional procissão fluvial no rio São Francisco. Anualmente, a Codevasf atua em parceria com os municípios promovendo peixamentos durante os tradicionais festejos de Bom Jesus dos Navegantes no Baixo São Francisco Sergipano. Em 2017, foram soltos 880 mil alevinos em ações de repovoamento nos municípios de Propriá, Neópolis e Gararu.
No dia 2, a Codevasf lançou 210 mil alevinos de curimatã e piau em peixamento realizado no município de Neópolis. Duas semanas depois, uma ação de repovoamento foi promovida na orla de Gararu, com 150 mil alevinos de espécies nativas inseridas no leito do São Francisco. As ações buscam recompor a fauna pesqueira do rio, contribuindo para revitalização da bacia do São Francisco.
Em janeiro, a Codevasf também forneceu 80 mil alevinos para produtores familiares da zona rural de Pacatuba. Ao todo, foram beneficiadas 50 famílias dos povoados Tigre e Junça que praticam piscicultura extensiva em lagoas na região do Pantanal de Pacatuba. Desde 2011, a Codevasf, por meio do Centro Integrado de Betume, fornece alevinos e assistência técnica aos produtores da região.
Peixamentos
Desde 2007,  os Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf já produziram 146 milhões de alevinos, sendo 66 milhões de espécies nativas e 80 milhões de espécies não nativas, utilizados para apoio à piscicultura extensiva e intensiva.
Só no ano passado, foram 12 milhões de alevinos. Desses, 5,3 milhões foram de espécies nativas e 6,7 milhões de espécies não nativas. Os Centros também realizaram 38 ações de peixamentos com espécies nativas em toda bacia do São Francisco no ano de 2016.
fonte: Codevasf