domingo, 8 de janeiro de 2017

Presidente do TCE considera realmente graves as denúncias apresentadas pela prefeita de Capela

Presidente do TCE considera realmente graves as denúncias apresentadas pela prefeita de Capela.


Presidente do TCE, conselheiro Clóvis Barbosa, recebeu no seu gabinete a prefeita de Capela, Silvany Sukita (Crédito das fotos: Kleber Santos/TCE)

O Thribunal de Contas do Estado poderá fazer uma tomada de contas especial na Prefeitura de Capela diante das denúncias, consideradas graves, apresentadas pela prefeita Silvany Sukita ao presidente Clóvis Barbosa no final da manhã desta sexta-feira, 6. A tomada de contas especial é instaurada em caráter de urgência, para apuração dos fatos, identificação dos responsáveis e quantificação pecuniária do dano, quando o TCE vê indícios de irregularidades praticada pelo gestor.

“As denúncias são realmente graves. Nós vamos na segunda-feira nos reunir com a Operação Antidesmonte, mostrar que o ex-prefeito de Capela se apropriou de documentos do município que deveriam estar à disposição da nova prefeita, além de não ter prestado contas ao Sisap desde setembro do ano passado”, afirmou Clóvis Barbosa, após a visita da prefeita.

O Sisap (Sistema de Auditoria Pública) constitui-se num banco de dados com informações orçamentárias, financeiras, contábeis e administrativas dos órgãos sob jurisdição do TCE. Ofício do ex-prefeito Ezequiel Leite, datado de 27 de dezembro, confirma ter ficado “temporariamente” com documentos do município.

“Nós fizemos requerimentos solicitando documentos que ficaram de posse do ex-gestor. Então viemos comprovar a situação em que encontramos Capela, tudo documentado inclusive com foto. Tenho vindo ao Tribunal de Contas desde a terça-feira e recebido orientação de como proceder”, informou a prefeita, que assumiu o primeiro mandato no último dia primeiro.

“O que eu queria realmente era mostrar para o presidente a realidade e que jamais teria a mínima condição de fazer um ato desse, forjando uma situação, inclusive porque assumi o município às 8h15 da manhã do dia 2, através da ex-secretária de Administração, Maria do Carmo, que é funcionária de carreira do município”, disse a prefeita. No dia 2, ela encontrou várias pastas de documentos espalhadas no seu novo gabinete.

Quanto à situação contábil e financeira do município, além da falta de informações sobre o município no Sisap, a prefeita também não dispõe de informações atuais sobre a aplicação do Fundos Municipal de Assistência e do Fundo Municipal de Saúde, ambos informados até setembro, além de outros problemas.

Silvany Sukita prestou boletim de ocorrência à Secretaria da Segurança Pública e aguarda convocação para prestar depoimento oficial. As denúncias estão sendo investigadas no inquérito policial conduzido pelo delegado Ahaíde Alves, do município de Carmópolis.
Fonte: http://www.tce.se.gov.br/