quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

COM MUITO ATRASO PROCISSÃO DE SANTA LUZIA REÚNE MILHARES DE FIÉIS EM BARRA DOS COQUEIROS

Arcebispo Dom Lessa acompanha  com uma grande multidão de católicos  a Procissão 

A procissão de Santa Luzia, em Barra dos Coqueiros em Sergipe, reuniu milhares de pessoas nas ruas da cidade, apesar do atraso do inicio da Procissâo,marcada para começar as16:00hsme começou às 19hs. A cidade se vestiu de verde e vermelho - cores das roupas da padroeira - para homenagear Santa Luzia. A caminhada saiu da paróquia de Santa Luzia, onde percorreu diversas ruas da cidade.  Crianças, jovens, idosos, pessoas de todas as idades participaram da procissão que encerrou a Festa de Santa Luzia na cidade.

A imagem de Santa Luzia percorreu as ruas em um andor confeccionado especialmente para a ocasião.  O andor venho também nas cores verde, vemelho e branco, as cores de Santa Luzia, para simbolizar todos os mártires que tiveram o sangue derramado por amor a Jesus Cristo, 

Fiéis aproveitam a procissão pra pagar promessas feitas a Santa Luzia. Alguns andam descalças durante todo o percurso como forma de gratidão à santa pela proteção. O prefeito de Barra dos Coqueiros, Airton Martins, o Deputado Estadual Garibaldi Mendonça, o atual vice-prefeito ClaúdioCaducha,Vereadores e lideranças politicas, foram algumas autoridades que participaram da procissão.

Conheça a história de Santa Luzia
Santa Luzia é conhecida como protetora dos olhos. A história conta que Lúcia, como se chamava na verdade Santa Luzia, nasceu em Siracusa, na Itália, em uma família rica e cristã, no ano 283. Naquela época, o Império Romano não dava às pessoas a liberdade de professar a fé em Cristo e a pena para quem o fizesse era a morte. O pai de Lúcia morreu quando ela tinha cinco anos e ela foi criada pela mãe.

O costume daquele tempo era que as famílias arranjavam o casamento dos filhos e uma família procurou a mãe de Lúcia para que a jovem se casassse com um pretendente. "Ela não quis se casar e disse que estava prometida a Jesus. A mãe dela avisou à família do pretendente e ele, por vingança, denunciou que ela era uma cristã",.
saiba mais

A partir daí começou o martírio de Lúcia. O imperador Diocleciano mandou que a levassem a um prostíbulo para que tirassem a virgindade dela. "Conta-se que dez soldados tentaram tirar a virgindade dela, mas não conseguiram tamanha a força dela. Depois ela foi jogada no fogo, mas permaneceu viva. Em seguida arrancaram-lhe os olhos e diz a história que ela reapareceu com dois olhos perfeitos. Como nada a atingia, por último, ela foi degolada. Ela morreu por não renegar a fé em Cristo", Essa é a história