segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Rony Almeida é reconduzido ao cargo de PGJ e toma posse para novo mandato

O Procurador-Geral de Justiça José Rony Silva Almeida
O Procurador-Geral de Justiça José Rony Silva Almeida tomou posse no cargo de PGJ, reconduzido na forma do decreto Governamental de 25 de outubro de 2016. Dr. Rony comandará o MP de Sergipe por mais dois anos, biênio 2016/2018. A solenidade de posse foi realizada nesta quinta-feira, às 10:30, durante sessão extraordinária na Sala do Colégio de Procuradores de Justiça. 

A cerimônia foi prestigiada por familiares e amigos, autoridades civis e militares, chefes e representantes dos poderes, dentre eles o Governador de Sergipe Jackson Barreto, o presidente da Assembleia Legislativa Luciano Bispo, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, José dos Anjos, o presidente do Tribunal de Contas, Clóvis Barbosa e Henry Clay, presidente da Ordem dos Advogados Seccional Sergipe. Vários membros do MP de Sergipe também prestigiaram o PGJ e os Procuradores Gerais do MP de Goiás, Lauro Machado Nogueira, do MP da Bahia, Ediene Lousado, Rinaldo Reis, PGJ do Rio Grande do Norte e Presidente do CNPG e o colega e amigo Orlando Rochadel, Conselheiro Nacional do CNMP que representou, na ocasião, o Presidente do CNMP, Rodrigo Janot, vieram abraçar Dr. Rony Almeida.

Após a execução do Hino Nacional pelo Coral do MP “Vozes da Cidadania”, o Corregedor Geral Josenias França do Nascimento deu posse ao Procurador-Geral e a Secretária do Colégio, a Procuradora de Justiça Maria Conceição Figueiredo leu o termo de posse. Durante o juramento, Dr. Rony Almeida prometeu continuar exercendo, com retidão, as funções do respeitoso cargo.

O Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público – ASMP, o Promotor de Justiça Nilzir Soares Vieira Júnior enalteceu a gestão do Procurador-Geral de Justiça nos últimos 2 anos, enumerou conquistas para a instituição, ainda que sob um cenário desfavorável devido à falta de recursos. “Penso que Vossa Excelência conseguiu imprimir na administração que comandou, nos últimos dois anos, muito de suas notas distintivas, pessoais e profissionais: proatividade, eficiência, seriedade, equilíbrio e simplicidade. Todas essas características e qualidades combinadas permitiram que o MP Sergipano avançasse ainda mais nesse período, apesar de estarmos atravessando uma das maiores crises da nossa história”, pontuou.

O Procurador de Justiça Eduardo Barreto d'Ávila Fontes fez a saudação em nome do Colégio de Procuradores. Foi uma análise espirituosa e emocionada sobre a missão e conduta que o cargo impõe ao PGJ e os reflexos de suas atitudes perante a sociedade. “O reconhecimento não é algo presente apenas nos meus olhos e coração de amigo, mas verdadeiramente é um lastro firme, conquistado por você com serenidade, paciência, e perseverança, através da prática incessante de boas ações, do seu cacoete diário de fazer o bem, mas também do exercício diuturno de um gestor com “G” maiúsculo, humano e verdadeiramente fraterno”, disse o Procurador.

No discurso de posse, Dr. Rony lembrou das dificuldades enfrentadas, em meio ao cenário de crise econômica atual e enalteceu o apoio recebido por toda a equipe ministerial. Ele parafraseou Ayrton Senna: “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando eu venço, não sou apenas eu quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas”. Ele frisou que se cercou de uma equipe valorosa que sempre acreditou no projeto de crescimento e fortalecimento do Ministério Público.

O PGJ apontou alguns investimos realizados na sua gestão e asseverou que o “norte” da próxima continuará sendo a realização do que está contido no “plano de gestão” apresentado por ele durante o processo eleitoral, bem como os objetivos inseridos no planejamento estratégico do MP de Sergipe, que, segundo ele, são fontes de inspiração e compromisso.

Dr. Rony agradeceu a presença de todos, em especial dos amigos e familiares e reafirmou os objetivos que o MP persegue desde seu primeiro mandato como PGJ. “Fortalecer a Instituição, como um Todo, para experimentarmos ganhos na execução da atividade-fim, de modo que, cada vez mais, o MP possa estar preparado para atender às demandas da população, naquilo que respeita às suas atribuições”.
Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865 / 3209-2651
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Fotos: Celene Moraes