quarta-feira, 14 de setembro de 2016

BARRA DOS COQUEIROS: PESQUISA COM INDÍCIOS DE MANIPULAÇÃO É REGISTRADA NA JUSTIÇA ELEITORAL




BARRA DOS COQUEIROS: Um estranho pedido de registro de pesquisa eleitoral foi dado entrada na Justiça Eleitoral em Aracaju, para ser realizada entre os dias 05 a 06 de setembro 2016, registrada pelo nº SE-06481/2016, de 06/09/2016 e divulgada no dia 12 de setembro, no CINFORM, nos carros de som do Prefeito e nas redes sociais . A empresa contratada para realizar a pesquisa é a DE INFORMACOES COMERCIAIS EIRELI - EPP / DATAFORM SIST-, a pesquisa custou R$ 3.500,com endereço na Bahia, , de acordo com as informações contidas no Sistema de Registro de Pesquisa Eleitoral do TRE – (http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/pesquisas-eleitorais/consulta-pesquisas-eleitorais-por-estatisticos).

Tudo estaria dentro da mais absoluta normalidade, não fosse por um detalhe importantíssimo: o quadro de ‘Distribuição de Amostras’, contendo o número de eleitores que serão pesquisados em cada bairro e distritos, é vergonhosamente manipulado, de forma a proporcionar vantagem a determinado candidato, dando maior peso aos seus supostos redutos eleitorais, em detrimento dos bairros onde os demais candidatos teriam mais vantagem.

VEJA OS BAIRROS QUE FORAM PESQUISADOS: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/pesquisas-eleitorais/consulta-pesquisas-eleitorais-por-estatisticos
Essa manipulação fica mais evidente quando se observa no quadro de amostras que um bairro importante como o Bairro SEREP, Conjunto Hildete Falcão Batista, Loteamento Antonio Pedro e Pontal da Ilha, foram excluído da pesquisa, enquanto incluiram um tal de Bairro Alto, que ninguém ouviu falar nesse bairro na cidade, com peso eleitoral e populacional compatível com os Loteamentos Riomar, Rio das Canas, Paraíso da Barra, Condomínio Vida Bela, Espaço Tropical e Paulo Maia.

Outro absurdo constante da pesquisa é o peso dado ao Povoado Jatobá ( o maior reduto eleitoral do Prefeito atual), maior que o peso dado aos Povoados Capuã, Canal e Touro, cuja população e eleitorado juntos são superiores, o que reforça a tese de manipulação.

Os aliados do prefeito já vinha cantando a divulgação da pesquisa dias antes da realização, a redação do BLOG A BARRA E A NOTICIA, procurou mais informações sobre os locais não pesquisados e constatou que tudo foi muito estranho. O Marivan não pode ter o mesmo peso que o Conjunto Prisco Viana e o Conjunto Moisés Gomes Pereira Juntos, quem conhece a cidade sabe muito bem disso. E o peso do Apicum e Guaxinim foram idênticos ao do Povoado Atalaia Nova.

Vale lembrar que em 2008, uma pesquisa com dados idênticos, encomendada pelo então candidato de um partido ligado ao Governo do Estado, foi ridicularizada depois da sua divulgação.

Com tantas aberrações e distorções, duvidamos que a Justiça Eleitoral, não tome providências sobre dessa verdadeira “marmelada eleitoral”.