terça-feira, 24 de maio de 2016

Eduardo Amorim solicita ao TCE/SE cópias das inspeções na FHS


O senador Eduardo Amorim (PSC) solicitou ao presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, conselheiro Clóvis Barbosa, cópias das inspeções realizadas na Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS). As inspeções, acontecidas em 2013 e 2014, resultaram numa determinação do TCE/SE, aprovada no Pleno em fevereiro deste ano, para que a FHS corrigisse irregularidades na gestão de pessoas e na licitação e contratação de empresas.

Acompanhado dos deputados estaduais Antonio dos Santos (PSC) e Georgeo Passos (PTC), o senador Eduardo Amorim disse estar preocupado com as informações que tem recebido sobre a FHS, por isso tem buscado o TCE/SE, e depois outras instituições, a exemplo do Ministério Público do Estado e Ministério Público Federal, para formar uma convicção sobre o encaminhamento a dar à questão.

“Essa questão nos preocupa demais, não só pelos mais de 6 mil funcionários da Fundação Hospitalar, como também pela dívida de mais de R$ 300 milhões, ou seja, uma Fundação já praticamente falida, quebrada. Como ficará a situação desses trabalhadores?”, perguntou o senador, acrescentando que tem recebido inúmeras denúncias de fornecedores, de funcionários, de enfermeiros, de médicos sobre os problemas da FHS.

“Porque falta o mínimo necessário, falta gaze, esparadrapo, antibiótico, falta quase tudo. Ou seja, a saúde pública já está em coma, quem entra num hospital pensa que vai ali encontrar a cura e muitas vezes não encontra, porque não tem o mínimo necessário. Isso é extremamente preocupante”, disse Eduardo Amorim.

O presidente Clóvis Barbosa afirmou que vai encaminhar ao senador as cópias das inspeções. “Porque esse também é o papel do TCE/SE, de trabalhar com transparência e estar aberto para atender às solicitações da sociedade, inclusive quando essas solicitações são feitas por seus representantes legais, como senadores e deputados”, disse Clóvis Barbosa, que esteve acompanhado na reunião de Adir Machado, diretor de Controle Externo de Obras e Serviços do TCE.
FONTE: http://www.tce.se.gov.br/