quinta-feira, 7 de abril de 2016

PERIGO! A FAMIGERADA ZICA VIRUS JÁ CHEGOU A BARRA DOS COQUEIROS, E AGORA JOSÉ?

Sinal vermelho o inimigo está onde você nem imagina.

O zika vírus, suspeito de ter causado uma epidemia de microcefalia no Nordeste, chegou a Barra dos Coqueiros. Foi detectada pessoas infectadas e outras pessoas estão com suspeita de ter a doença. O caso só foi divulgado nesta quinta-feira, dia 07, pela imprensa estadual  pela Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe. Além de Barra dos Coqueiros, também foi registrado um casos positivos em Aracaju e outro municipio.

A paciente de Barra dos Coqueiros sentiu os sintomas e dor de cabeça. Precisou de atendimento médico, mas ainda não temos informações de sua  recuperação. A Secretaria de Saúde não divulgou o nome da paciente.

A confirmação oficial do caso coloca em alerta o município. Isso porque a cidade vive uma infestação do Aedes aegypti, mosquito que transmite zika, dengue e chikungunya. “As chances (de uma epidemia) são enormes. Temos casos confirmados e uma população totalmente suscetível ao vírus”, afirmou o vereador Gilvan Pintinho, que sempre vem pedindo providências no combate ao mosquito.

A determinação é que notifiquem imediatamente caso alguma grávida tenha bebê com microcefalia - doença sem cura em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal, influenciando o seu desenvolvimento mental. A população deve ter muito cuidado e mais atenção para os exames que diagnosticam (a microcefalia) e também dando uma série de orientações. A cidade precisa ficar em alerta, ainda mais com um caso de zika confirmado na cidade. 
 

Mesmo com as orientações e o caso confirmado, a Saúde do município não mudou a estratégia de combate ao mosquito. E isso é grave. É da competência da Secretária da Saúde,  notificar. E o município deve seguir  todas a diretrizes do Ministério da Saúde.
Em todo o Brasil, 739 casos suspeitos de microcefalia foram identificados em 160 municípios de nove estados, segundo boletim do Ministério da Saúde, divulgado no último dia 24.de março