quarta-feira, 9 de março de 2016

ASSISTÊNCIA E SAÚDE REALIZAM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO CRM PARA COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER


“Quem espera que a vida seja feita de ilusão pode até ficar maluco ou morrer na solidão, é preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer, é preciso saber viver.” Com o hit dos Titãs, entre outras músicas cantadas pelo cantor da terra, Robson, ao violão, o CRM – Centro de Referência da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Barra dos Coqueiros, realizou uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Às 8h, a programação foi iniciada com a apresentação das equipes que estão disponíveis no CRM e na Saúde de Barra dos Coqueiros, através da Clínica de Saúde da Família. A Coordenadora do CRM, Edênia Gouveia, apresentou a equipe que disponibiliza serviços de assistência social; acolhimentos de vítimas de violência contra a mulher; desenvolve atividades que promovem a reintegração social das mulheres; tratam da promoção da igualdade de gênero e racial, através de cursos preparatórios em parceria com outros órgãos, entre outras atividades que levam a mulher a ser protagonista da sua própria história.

O coordenador do PSF – Programa de Saúde da Família, na companhia de uma equipe formada por biomédicos, enfermeiros, e técnicos em enfermagem, conversaram com as assistidas, sobre saúde feminina, esclarecendo dúvidas e mitos sobre os exames de lâmina, sífilis, HIV, HPV.

Na sequência, as assistidas receberam flores da equipe do CRM, em posse do cartão do SUS e identidade, se inscreveram para fazer os exames realizados na parceria com a Secretaria de Saúde, pelos profissionais especializados. Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, lâmina, sífilis, além do atendimento da advogada sobre temáticas ligadas à violência doméstica.

O lanche foi servido ao som de Robson, cantor da terra, que embalou a manhã com um repertório de músicas populares brasileiras, arrancando palmas da plateia.

A Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Oficina de Artes, desenvolvida com adolescentes, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, antigo Projovem, presenteou a todas com lembranças em formato de coração.

Das 14h às 17h, haverá a ‘Tarde da Beleza’, com a parceria das alunas do curso de Cabeleireiro do Senac/Pronatec, realizando o empoderamento das assistidas, por meio procedimentos estéticos.

Texto e Fotos: Secom/Barra