terça-feira, 29 de março de 2016

Aécio sinaliza apoio a Temer e diz que saída do PMDB "fecha o caixão" do governo

Presidente nacional do PSDB acredita que desembarque peemedebista da base aliada torna impeachment inevitável


André Lucas Almeida/Futura Press - 13.03.16
Senador Aécio Neves disse que PSDB não exigirá cargos em eventual governo Temer

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse nesta terça-feira (29) que o desembarque do PMDB do governo da presidente Dilma Rousseff 'fecha o caixão da gestão da petista', e afirmou que os tucanos estão dispostos a colaborar em um eventual governo liderado pelo vice-presidente Michel Temer.

Dilma é alvo de um pedido de abertura de processo de impeachment que tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados, e o rompimento do PMDB com o governo, que deve ser oficializado ainda na tarde desta terça, complica as chances de o governo ter os votos necessários para barrar o impedimento.

"O governo Dilma acabou. A saída do PMDB fecha a tampa de um caixão de um governo moribundo que não tem mais condições mínimas para sinalizar o que todos nós queremos, a retomada do crescimento, a geração de empregos, a melhoria dos indicadores sociais", disse o tucano em entrevista a correspondentes estrangeiros.

Leia também
PMDB proíbe discursos em reunião para evitar expor racha no partido
Saída do PMDB do governo leva oposição a se reorganizar para derrubar Dilma

“A saída do PMDB levará com ele outras forças partidárias que ainda sustentavam o governo", acrescentou.

Aécio disse ter se reunido com Temer e oferecido ao vice, que também preside o PMDB, apoio em um governo de transição, que assumiria o País em caso de impeachment de Dilma. O tucano garantiu que não condicionou o apoio a cargos, alegando que ocupar ministérios em um eventual governo Temer "não é prioridade para o PSDB".

"A nossa primeira aliança deve ser em torno de um programa mínimo e emergencial", disse. "Nós estaremos dispostos a construir um ambiente adequado para que essa agenda emergencial possa ser colocada em curso."O PMDB reunirá nesta tarde seu diretório nacional e deve decidir por aclamação pelo rompimento do partido, o maior da base aliada, com o governo da presidente Dilma Roussef