terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE APRESENTOU PROJETO DA USINA TERMOELÉTRICA DE SERGIPE CONTOU COM A PRESENÇA DO VEREADOR GILVAN PINTINHO

Projeto da Usina Termoelétrica de Sergipe (foto: http://www.agencia.se.gov.br/)
Vereador Gilvan Pintinho (PPS)
Com a Presença do Vereador Gilvan Pintinho (PPS) e diversas autoridades e representantes de entidades, Em audiência , na audiência pública O Grupo GenPower, fez a  apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), sobre a Instalação do Complexo Termo Elétrico de Sergipe, na Cidade da Barra dos Coqueiros. A audiência pública apresentou a sustentabilidade existente no projeto da usina, com base em estudos de impacto ambiental e seus efeitos positivos e negativos, com apresentação de um diagnóstico e avaliação.

Foi também discutido a  importância da audiência para o município e para o estado. Durante a audiência, representantes do Governo de Sergipe, ouviu as demandas do município visando à preparação deste para o desenvolvimento, já que a prioridade do projeto segundo representantes da empresa responsável pela obra é contratar mão de obra local para as diferentes fases do projeto.

A Usina Termelétrica de Sergipe é o primeiro complexo de geração termelétrica a gás natural que O Grupo GenPower pretende implantar em Barra dos Coqueiros, na Região metropolitana do estado de Sergipe. 
O Empresário Rashidney, o Vereador Daniel Moura, o Vereador Gilvan Pintinho, o empresário Kadu e o vereador Alyson Souza
O empreendimento terá capacidade de geração de energia de 1,5 megawatts (MW),utilizando como combustível o gás natural metade da produção da Usina Hidrelétrica de Xingó e vai empregar mil técnicos e operários na fase de construção. O investimento é de R$ 3,3 bilhões e o prazo para que ela comece a produzir energia é em 2020..

Essa energia será produzida a partir do gás natural retirado do subsolo e enviada por meio de dutos para a termelétrica.

Participaram da Audiência o Vereadores: Gilvan Pintinho (PPS), Daniel Moura (DEM), Alysson Souza (PSD), Vereadora Pastora Salete, o Vice-prefeito Cláudio Caducha (PT), o Prefeito Airton Martins (PMDB), representantes do Governo de Sergipe, secretários municipais e diretores.   

O município de Barra dos Coqueiros foi o escolhido após leilão onde disputava com as cidades de Santo Amaro das Brotas, Socorro e Laranjeiras a concorrência para instalar a maior Usina Termoelétrica do Brasil movida a gás natural.

 A  Audiência Pública foi realizada  no Espaço Gabes, nesta terça-feira, dia 16 de fevereiro de 2016. O prefeito Vereador Gilvan Pintinho disse: "apesar da Barra dos Coqueiros ser uma das menores cidades de Sergipe em termos territoriais, é uma cidade que possui uma das maiores quantidades de matrizes energéticas de Sergipe. Aqui temos energia eólica e agora a termoelétrica. Aliado aos investimentos em infraestrutura que foram e estão sendo feitos pelo Governo do Estado e graças ao programa municipal  de incentivos ao desenvolvimento industrial a Barra poderá estar iniciando um novo ciclo de industrialização do município,  nunca antes visto. A Barra dos Coqueiros precisa se preparar ainda mais, e é bom para os investidores saberem que energia não vai faltar e a cidade é a que mais se desenvolve no Estado de Sergipe”, disse o vereador Gilvan Pintinho do PPS.