quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Enquanto era julgado no TRE, João Daniel recebe da Alese título de cidadão sergipano


Deputados, autoridades, parentes e companheiros do deputado federal pelo PT de Sergipe, João Somariva Daniel prestigiaram a solenidade de entrega do título de cidadão sergipano que aconteceu na tarde dessa segunda-feira (30), em sessão especial da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Uma homenagem que o deputado João Daniel dedica a todos os militantes dos movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Partido dos Trabalhadores (PT) e das Pastorais que fizeram, "entre tantas lutas, a luta pela terra do Estado de Sergipe, motivo principal da nossa vinda, da nossa história em Sergipe", continuou dizendo que se orgulha muito ter conhecido em 1987, o Estado de Sergipe, viver aqui e ver um povo maravilhoso. "Estou feliz e agradecido e com muito mais compromisso do que já tinha por esse povo, pelo estado e pela Assembleia", finalizou.

Durante o discurso de agradecimento João Daniel falou sobre a cassação do mandato dele quando foi deputado estadual, acusado de uso indevido da verba de subvenção da Alese. "Eu duvido que alguém prove que eu desviei dinheiro das verbas", desafiou Daniel se defendendo das acusações e questionando os motivos pela qual o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE), pediu a cassação. "Eu quero que meus filhos e meus companheiros me vejam de cabeça erguida", complementou.

A entrega do título foi prestigiada pelo governador do Estado Jackson Barreto (PMDB), que não poupou elogios ao deputado federal, reconhecendo o papel importante e fundamentais que tem à frente dos movimentos sociais, principalmente, o MST. "João Daniel é um grande líder de um segmento que fez diferença em nossa sociedade", ressaltou.

Para o governador, a homenagem que Daniel recebe é, de forma indireta, uma homenagem a todos os trabalhadores do MST. "Como nosso Governo tem muito compromisso com a luta do MST, porque acredito que esse país tem na terra o seu veio maior, e eu só acredito na terra quando ela é democratizada. Não defendo a luta armada nem movimentos radicais que vá de encontro ao patrimônio, mas defendo a democratização da terra", revelou.
A deputada Goretti Reis fez a leitura do termo de resolução que concedeu a honraria ao deputado federal João Daniel. O título foi entregue pelas mãos do presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PMDB) e pelo deputado estadual Franscisco Gualberto (PT). A deputada estadual Ana Lúcia (PT), autora da propositura leu o discurso de homenagem.


Para a deputada petista, o trabalho de João Daniel à frente dos movimentos sociais merece reconhecimento de todo o povo, principalmente daqueles que conseguiram através da história e luta de Daniel a conquista da terra. "João Daniel chega aqui aos 20 anos de idade e o campesinato de Sergipe deve os 200 assentamentos à liderança de João Daniel, e também de outros companheiros, como Esmeraldo, Zé Roberto. João, com a sua vivência de filho de camponês e com a habilidade que tinha e tem, foi implementando os primeiros acampamentos e assentamentos, e hoje temos essa quantidade graças a reforma agrária e ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, liderado por ele aqui em Sergipe e a nível nacional", mencionou.
fonte: http://www.jornaldodiase.com.br/noticias_ler.php?id=18589