sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

ASSISTÊNCIA: CRM ABRE A PROGRAMAÇÃO DOS 16 DIAS DE ATIVISMO PELA LUTA DE NÃO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, “Administração Novo Tempo”, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Referência da Mulher, realizou a palestra com o tema “Não à Violência Contra a Mulher”, ministrada pela representante da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as mulheres, a psicóloga Rosana Oliveira.
Realizada no Centro Comunitário da pessoa Idosa na manhã desta quinta-feira (03), a palestra abriu a programação da Campanha dos 16 dias de Ativismo, com o objetivo de promover debates e esclarecimentos sobre o tema “A Luta pela Não Violência Contra as Mulheres”, promovida pelo CRM – Centro de Referência de Barra dos Coqueiros.
Aberta pela coordenadora do CRM, Edênia Gouvêia, acompanhada de toda a sua equipe, de assistentes sociais e psicólogas, a palestra teve como público as idosas assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além da equipe do Centro Comunitário. A coordenadora do CRM da Barra dos Coqueiros fez menção ao ENEM 2015, cuja redação tratou da temática da Violência Contra a Mulher, de maneira a conscientizar a sociedade e incentivar a denúncia dos casos.
A psicóloga apresentou a temática da Não Violência à Mulher, numa linguagem que envolveu todo o público presente, explicando e esclarecendo dúvidas sobre como denunciar, para onde ligar, obrigatoriedade de identificação, falou sobre os tipos de violência, surpreendendo a muitas senhoras presentes, pois lhes foram explicadas a violência doméstica; sexual; moral; psicológica, deixando claro que aqueles chutes, pontapés, beliscões, difamação, destruição do patrimônio não são coisas de marido e mulher e devem ser denunciados por meio do 180.
A palestrante convidada finalizou a sua exposição com a explicação dos artigos da Lei Maria e, na seqüência um vídeo da cantora de música popular brasileira, Alcione, onde deixa claro no samba Maria da Penha “... não venha com essa arrogância ferrenha, vai dar com a cara bem na mão da Maria da Penha. Comigo não, violão!” A platéia aplaudiu a programação, que abre as ações do município de Barra dos Coqueiros referente aos 16 Dias de Ativismo da Luta pela Não Violência Contra as Mulheres.
Texto e Fotos: Secom/Barra