quarta-feira, 21 de outubro de 2015

COLETOR MENSTRUAL: É SEGURO USAR PARA CORRER?

Apesar de trazer diversas vantagens, o uso do coletor menstrual ainda gera muitas dúvidas entre as mulheres.

Apesar de ainda haver entre as mulheres um receio quanto ao uso do coletor menstrual, especialistas afirmam que o produto é mais econômico, ecologicamente correto e, quando utilizado de maneira correta, oferece um baixo risco de infecções. Além disso, seu uso é indicado para a prática de qualquer atividade física.

Trata-se de um copinho de silicone maleável utilizado para coletar o sangue da menstruação. Entre as vantagens do coletor, a principal delas é a economia gerada pelo uso do produto, uma vez que ele pode ser utilizado por cinco ou até 10 anos quando bem conservado. Outra vantagem que tem conquistado muitas adeptas do coletor menstrual é o benefício ao meio ambiente que o produto oferece, pois ao durar mais, há uma menor produção de lixo.

O coletor diminui, ainda, o risco de infecções, como a Síndrome do Choque Tóxico, uma doença grave, porém rara, associada ao uso de absorventes íntimos. Além disso, seu volume de sangue coletado é maior que o volume absorvido pelos absorventes comuns, o que pode deixar as corredoras mais tranquilas em dias de prova ou em treinos de longa duração.


Com exceção de mulheres virgens, que não devem usar o produto para não correr o risco de romper o hímen, qualquer outra mulher pode usar o coletor menstrual, inclusive durante atividades físicas fora ou dentro d’água. O copinho não causa desconforto, mas caso a mulher sinta algum incômodo, ela deve procurar reposicionar o produto.

A limpeza deve ser feita sempre após o uso e entre os períodos menstruais. Durante o ciclo menstrual, deve-se lavar com água corrente, porém não se recomenda o uso de sabonetes antibacterianos porque podem irritar a vagina. Pode-se lavar com sabonetes íntimos, mas o recomendado é mesmo um bom enxague.

Após o término do período menstrual, antes de guardar, deve-se realizar uma higienização mais completa com água fervente (veja a recomendação na embalagem, pois cada marca tem um tempo ideal de fervura). Após resfriado, guarde-o em ambiente seco e, de preferência, em sacos de pano que acompanham o produto.

E você, já utilizou o coletor menstrual para correr? Escreva um comentário no campo abaixo contando o que achou do produto.
(Fonte: Ricardo Luba, especialista em Ginecologia e Obstetrícia)
Por paularicupero 
FONTE: https://o2porminuto.ativo.com/corrida-de-rua/mulher/coletor-menstrual-e-seguro-usar-para-correr/