segunda-feira, 14 de setembro de 2015

COMÊRCIO DE SE INICIA SELEÇÃO PARA EMPREGOS TEMPORÁRIOS

Segundo lojistas, admissões para o setor já devem começar no próximo mês.

Por: Andréa Vaz/ Equipe

Foto: Maria Odília/ Arquivo JC
O comércio deu início à seleção de funcionários temporários. O número de vagas deste ano ainda não foi divulgado, mas com o País em crise, os mais de 25 mil lojistas de Sergipe devem contratar menos funcionários para os chamados empregos temporários do final de ano. As admissões devem iniciar no próximo mês, segundo informou ao JORNAL DA CIDADE o presidente do Sindicato dos Lojistas de Sergipe, Gilson Figueiredo.

 A previsão de Gilson Figueiredo mostra que, este ano, a contratação temporária no comércio sergipano não chegará nem de perto a do ano passado, que ficou entre 3 mil e 3.500. E isso é o reflexo da crise sentida no comércio, que tem registrado lojas com pouca movimentação.  O presidente do Sindicato dos Lojistas de Sergipe aconselha aos candidatos a agarrarem a oportunidade, e procurarem surpreender. É que estudos revelam que pelo menos 20% dos empregados temporários se tornam efetivos depois. E isso vale mesmo em tempos de crise.

“É uma grande oportunidade para quem quer entrar ou voltar ao mercado de trabalho. Independentemente da crise, se o funcionário temporário for importante para a empresa, será aproveitado, efetivado”, atesta Gilson Figueiredo. Ele  destaca que a classe lojista está otimista para as vendas no final do ano, mas preocupada  com as propostas do Governo Federal em mais aumento de impostos. “Aumentar os impostos não resolve, só piora. A boa notícia é a chegada de um grande home center em Aracaju, que irá gerar 600 empregos”, diz.

Chance

Especialistas em recursos humanos garantem que o segredo para ser efetivado depois pode estar na dedicação. Lojistas garantem que conseguem identificar com facilidade quem realmente trabalha e, havendo uma nova vaga, poderão escolher entre aqueles que entraram apenas para cumprir uma demanda temporária. Por isso, é importante o temporário trabalhar como se fosse funcionário de carteira assinada.

Evitar atrasos, faltas e fofocas também aumenta a chance de ser contratado depois. E vamos combinar, educação é tudo. Outra dica para aumentar a chance de ser efetivado é , se houver oportunidade, falar abertamente que  gostaria de permanecer no trabalho após o prazo do contrato, se por acaso for aberta uma vaga permanente. Também é bom colocar-se à disposição para outras oportunidades nas demais áreas, se você tiver as competências necessárias.
Fonte: http://www.jornaldacidade.net/noticia-leitura/69/91868/comercio-de-se-inicia-selecao-para-empregos-temporarios.html#.VfaiD5ebSmA