quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

CICLO MENSTRUAL AFETA DESEJO POR NICOTINA, MOSTRA ESTUDO.


Jairo Bouer
cigarro300Se você é mulher e está tentando parar de fumar, pode valer a pena começar o processo um pouco depois da ovulação, ou seja, no meio da fase lútea do ciclo menstrual. Segundo estudo realizado pela Universidade de Montreal, no Canadá, nesse período pode ser mais fácil controlar os sintomas de abstinência, uma vez que os níveis de estrogênio e progesterona estão mais elevados.

O trabalho, publicado no Psychiatry Journal, também indica que o impulso para fumar é mais forte durante a fase folicular, ou seja, logo após a menstruação. De acordo com a pesquisadora Adrianna Mendrek, a diminuição dos hormônios pode piorar a síndrome de abstinência e aumentar a atividade de circuitos de neurônios associados ao desejo pelo cigarro.

Mendrek e sua equipe contaram com 34 homens e mulheres que consomem mais de 15 cigarros por dia para o estudo. Eles responderam a questionários e foram submetidos a exames de ressonância magnética enquanto olhavam tanto para imagens neutras quanto para fotos projetadas para estimular a vontade de fumar.
As mulheres passaram pelo exame duas vezes – no início da fase folicular e no meio da fase lútea, sendo que os níveis de estrogênio e progesterona delas também foi medido.

Segundo os pesquisadores, as mulheres têm mais dificuldade para largar o cigarro que os homens. Essa constatação, comprovada em ratos, foi o que fez a equipe a concluir que a culpa poderia ser das flutuações hormonais enfrentadas por elas.
As imagens mostraram que os padrões de ativação das áreas do cérebro envolvidas no desejo de fumar variaram ao longo do ciclo menstrual.

A principal autora alerta que, apesar das conclusões, fatores psicológicos e sociais não podem ser excluídos quando se planeja parar de fumar.  O estresse, a ansiedade e a depressão também devem ser levados em conta, já que dificultam bastante o abandono do tabagismo.