sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

VEREADOR QUER A CRIAÇÃO DE UNIDADE ITINERANTE PARA ATENDIMENTO VETERINÁRIO NA BARRA DOS COQUEIROS

O PROJETO É DO VEREADOR GILVAN PINTINHO, COMO UM MECANISMO DE ATENDER E PREVENIR CRIMES CONTRA ANIMAIS.

O Vereador Gilvan Pintinho (PPS), apresentou no dia 27 de novembro de 2014, o Projeto de Lei, que Dispõe sobre a instituição de programa e criação de unidade itinerante para atendimento veterinário e dá outras providências. para atendimento veterinário a animais vítimas de maus tratos. O Projeto de Lei, em tramitação na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, quer diminuir os crimes contra animais.

"Na cidade de Barra dos Coqueiros, infelizmente o desconhecimento e desprezo desses direitos têm levado pessoas a cometer crimes contra os animais e contra a natureza. A intenção da proposta é acabar com esse cenário, no qual os animais são vistos como objetos, artigos de posse e usufruto humano e resgatar a dignidade desses seres vivos”, defende Gilvan Pintinho.

O programa também prevê o controle de zoonoses e a castração dos animais para controle de natalidade. Além de animais domésticos, o atendimento deve se estender para animais de tração, aves e até mesmo animais silvestres. Nesse último caso, a unidade móvel deverá prestar o atendimento emergencial, encaminhando os animais silvestres ao órgão responsável pelo acolhimento.

Gilvan Pintinho tem certeza que a unidade móvel vai satisfazer os anseios dos movimentos e adeptos pelos direitos e bem-estar dos animais no Estado de Sergipe, dentre os quais as ONGS, e Sociedades Protetoras dos Animais, veterinários, profissionais liberais e outros defensores e protetores dos animais.

As equipes da unidade móvel prestarão atendimento diário, inclusive, aos sábados e domingos, em regime de revezamento. O Poder Executivo poderá ainda firmar convênios com órgãos federais, municipais e entidades representativas da sociedade civil para cumprir o disposto no projeto.

Serviço parecido já funciona em municípios de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e São Paulo.