sábado, 22 de novembro de 2014

61 ANOS, BARRA DOS COQUEIROS - UMA CIDADE SEM CULTURA NÃO FICA EM PÉ, SE AJOELHA!

Grupo de Samba de Coco de Barra dos Coqueiros, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, nunca se interresou em fazer a História do Grupo através de um DVD.
Uma grande tristeza para os BarraCoqueirenses, quando a cidade irá completar 61 anos, no dia 25 de novembro de 2014. 

No ano passado, uma coisa que muito me chamou a atenção com o governo de Airton Martins (PMDB), logo que ganhou as eleições , declarou estado de emergência e gastou mais de um milhão de reais com o evento do carnaval de 2013, e ainda saiu pela cidade em seu carro possante distribuindo cargos comissionados para seus aliados de campanha e criou mais de 44 Secretarias entre administrativas, adjuntas e executivas, muitos acharam aquilo lindo, nossa que gentil, muito bom. Porém, pragmático como sempre, lembrei logo dos reinados romanos onde a população era controlada com grandes espetáculos e baquetes a beira dos jogos.

As quaddrilhas juninas da cidade, se acabaram
por falta de apoio do Poder público municipal.
Tinha a certeza logo dentro de mim, que os espetaculo do circo 'Airtistas" não iria terminar bem, mas mesmo assim pensei, a população escolheu, que seja feita a vontade do instituto opinião. Bem faziam os gregos com seu ostracismo. Hoje, nossa cidade esta entregue ao marasmo e ao oportunismo, porém nossa cidade nunca foi um exemplo de cultura intelectual, afinal uma cidade que nem livraria tem, não poderia votar bem.

Analisando friamente, junto com os movimentos culturais e os artistas da terra, dessa forma, ficamos a perguntar sobre a cultura de Barra dos Coqueiros como alimentar esses cidadãos sedentos por cultura? Carentes da mais simples manifestação do belo e do literário, e pensar que aqui temos muitos artistas porém esses não encontram trabalhos a não ser na gestão municipal. Não foi concedido a eles o direito de aprender e descobrir que a arte é um veiculo que pode ser manifestado e utilizado nas mais diversas esferas sóciais. Hoje, temos incentivos governamentais que poderiam tornar nossa cidade em um grande apogeu artístico sem menos se quer precisarmos do poder municipal (verbalmente e claro).

Mas convenhamos que já estamos nessa cultura café com leite faz tempo, uma cultura voltada para bem eleitoreiro, como um cantor da noite em um domingo de eleição, apenas ciceroniano o ator principal a “maquina publica”, afinal, mente ocupada não protesta! 

Se tivéssemos pelo menos uma secretaria de cultura que tivessse compromisso com os artistas da cidade e com a cultura da Cidade, deixaríamos de ser o capacho da educação (o patinho feio do ministério), e ainda por cima com uma verba própria de 05% da arrecadação municipal (que atualmente chega a mais de 50 milhões por ano), em seu fundo cultural para projetos, teríamos uma agenda cultural, uma motivação para o artista local. Com iniciativas, fóruns, festivais, editais de arte (cinema, artes visuais, teatro, musica e dança), a Barra dos Coqueiros iria fervilhar com projetos e sonhos.

Se o Prefeito Airton Martins, realmente pensa-se em cultura, não inutilizaria nossos veículos culturais, não deixava de investir no setor, onde mal ou bem ainda bebíamos de alguma culturalização, criaria uma Casa de Cultura, donde se formaram vários alunos que poderia nos dias de hoje ser o orgulho da arte no estado de Sergipe. Afinal aprendemos com o convívio, sem os veículos de cultura, o que iremos aprender? 

Só nos restaram os bares, os botecos, e uma ou outra casa de eventos. Vejo com tristeza que nossa cidade, cada vez mais se afunda, e como questionar esse filho da terra? Não podemos culpa-lo, “Uma cidade sem cultura, não se levanta se ajoelha” a culpa e do ciclo, desse ciclo vicioso que corrompe todo o Brasil, enquanto politica, religião e futebol não for objeto de discussão estaremos nessa situação uma massa de inertes que ira atrasar o “Ordem e progresso” por muitos anos.

"A BARRA DOS COQUEIROS, VAI COMPLETAR 61 ANOS E NÃO TEMOS NADA PARA COMEMORAR PRINCIPALMENTE NA CULTURA"