quarta-feira, 25 de junho de 2014

GRÉCIA MARCA NOS ACRÉSCIMOS, TIRA COSTA DO MARFIM E VAI ÀS OITAVAS PELA 1ª VEZ.

Africanos se classificavam até 47 minutos do segundo tempo, mas Samaras fez de pênalti o gol que colocou os gregos na próxima fase da Copa do Mundo. Rival será a Costa Rica


Maior jogador da história de Costa do Marfim, Didier Drogba foi claro antes de ir a campo nesta terça-feira: “Esta seleção nunca mais teremos. Precisamos ir longe”. Mas, depois de disputar três Copas do Mundo, o goleador de 36 anos nunca saberá o gostinho de uma classificação para as oitavas de final. E, pior, caindo agora para uma seleção que fez somente dois gols em toda a primeira fase do Mundial e definiu sua vitória com um pênalti aos 47 minutos do segundo tempo.Confira todos os jogos e a tabela completa da Copa do Mundo
Equipe tradicionalmente defensiva, a Grécia fez o mínimo necessário para conseguir a vaga, também inédita: bateu os marfinenses por 2 a 1 em Fortaleza e contou com a goleada da Colômbia sobre o Japão para ficar com o segundo lugar do grupo C. Os gregos somaram quatro pontos, contra três dos africanos e dois dos japoneses – colombianos lideraram a chave com nove.

Samaras comemora após fazer o gol da vitória da Grécia. Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

A Grécia agora terá pela frente nas oitavas de final a Costa Rica, grande sensação da Copa até aqui. O jogo será disputado na Arena Pernambuco, no Recife, às 17h do próximo domingo. O vencedor deste duelo irá depois encarar Holanda ou México. Já a Costa do Marfim, que precisava apenas de um empate para conseguir a classificação inédita, vê a maior geração de sua história ser eliminada na primeira fase pela terceira vez consecutiva.
Lesões atrapalham Grécia
Quando a fase não é boa, nem reza braba ajuda. A frase poderia descrever a situação da Grécia nesta Copa do Mundo. Ou, pelo menos, no início da partida desta terça-feira. Não bastasse a necessidade de vencer a Costa do Marfim e torcer contra o Japão, que enfrentava a Colômbia, a seleção do técnico Fernando Santos perdeu dois jogadores por lesão ainda antes da metade da etapa inicial.


AP Photo/Sergei Grits
Jogadores comemoram muito o primeiro gol da Grécia na Copa do Mundo 2014
O primeiro a sair foi o meia Panagiotis Kone, que sentiu a coxa direita. Andreas Samaris entrou em seu lugar – e mal sabia ele que teria papel decisivo. Poucos minutos depois, o goleiro Orestis Karnezis, com dores nas costas, foi substituído por Panagiotis Glykos.
Costa do Marfim dá ajudinha e Grécia aproveita

As estatísticas refletiam o que era o jogo no primeiro tempo: apenas três chutes a gol para cada lado. A Grécia foi a que levou mais perigo quando, aos 32 minutos, Jose Cholevas acertou o travessão de Boubacar Barry em rápido contra-ataque.

Ainda assim, estava difícil alguém criar alguma coisa. Até o momento em que a zaga da Costa do Marfim resolveu dar uma ajudinha aos adversários. Aos 42, Samaras aproveitou bobeada na saída de bola africana, interceptou um passe e rolou para Samaris, livre, abrir o placar em Fortaleza. Foi o primeiro gol grego nesta Copa do Mundo.
Com Drogba apagado, Bony mantém esperança

Jamie McDonald/Getty Images
Bony deixou tudo igual e alimentou as esperanças da Costa do Marfim
A Costa do Marfim se lançou ao ataque para buscar o empate que a colocaria nas oitavas de final, mas esbarrou na afobação. Sem conseguir desenvolver jogadas, o time africano viu a Grécia outra vez ser mais perigosa. Aos 22 minutos do segundo tempo, Salpingidis carimbou o travessão.

Era a hora ideal para o líder marfinense aparecer. Mas, apagado, Drogba foi coadjuvante. Do alto de seus 36 anos, o atacante apenas observou a linda triangulação entre Gervinho, Kalou e Bony aos 28 minutos. Este último havia saído do banco de reservas e, livre na grande área, teve apenas o trabalho de dar um tapa certeiro para marcar o que seria o gol salvador.


Laurence Griffiths/Getty Images
Samaras bateu o pênalti e fez o gol da classificação inédita da Grécia
Sonho grego vira pesadelo marfinense
Seria o gol salvador. Isso porque nenhum atleta da Costa do Marfim poderia imaginar em seu pior pesadelo o que estava por vir. Aos 46 minutos, Sio travou chute de Samaras na área e o árbitro equatoriano Carlos Vera assinalou pênalti, para desespero dos africanos.

A bola do jogo ficou nos pés de Samaras. Se entrasse, Grécia classificada. Se não, a Costa do Marfim seguiria adiante. O camisa 7 grego cobrou e o goleiro Barry acertou o canto, mas não conseguir evitar o gol: 2 a 1. Vaga inédita para as oitavas de final para a Grécia e fim de Copa para os marfinenses em Fortaleza.

FICHA TÉCNICA – GRÉCIA 2 x 1 COSTA DO MARFIM

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 24 de junho de 2014 (terça-feira)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Vera (Equador)
Auxiliares: Christian Lescano e Byron Romero (ambos do Equador)
Cartões amarelos: Drogba, Kalou e Serye Die (Costa do Marfim)
Gols: Samaris (Grécia), aos 42 minutos do primeiro tempo; Bony (Costa do Marfim), aos 28 minutos do segundo tempo, e Samaras (Grécia), aos 47 minutos do segundo tempo
GRÉCIA: Karnezis (Glykos); Torosidis, Manolas, Papastathopoulos e Cholevas; Karagounis (Gekas), Maniatis e Christodoupoulos; Kone (Samaris), Samaras e Salpingidis

Técnico: Fernando Santos

COSTA DO MARFIM: Barry; Aurier, Kolo Toure, Bamba e Boka; Tioté (Bony), Serey Die e Yaya Toure; Kalou, Gervinho (Giovanni Sio) e Drogba (Diomandé)
Técnico: Sabri Lamouchi