domingo, 13 de abril de 2014

Eduardo Amorim presidirá audiência pública que ouvirá presidente da Petrobras

 
SENADOR EDUARDO AMORIM
O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) vai presidir mesa, na próxima terça-feira, 15, em audiência pública que ouvirá a presidente da Petrobras, Graça Foster. Em reunião conjunta das Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e Assuntos Econômicos (CAE), Foster atenderá convite, por meio de Requerimento, das duas comissões que tem Eduardo Amorim e Lindbergh Fárias (PT-RJ) como presidentes respectivamente.   
 
A pressão por uma investigação da Petrobras começou com a revelação de que a compra da refinaria de Pasadena, em 2006, teria causado prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão e que o negócio fora aprovado por Dilma Rousseff, então presidente do Conselho de Administração da empresa. 
 
Além da compra de Pasadena, os oposicionistas querem investigar denúncias de propina para obtenção de contratos; procedimentos que podem ter comprometido a segurança de trabalhadores e  de plataformas; e o custo de refinarias em construção no Brasil.
 
A disputa se dá porque o governo pressiona pela criação de uma CPI mais ampla, que investigue também supostas irregularidades nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal e no Porto de Suape, em Pernambuco. É essa CPI ampliada que foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) na última quarta-feira, dia 9.
 
Há, ainda, a expectativa por uma decisão liminar do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, já que governo e oposição entraram com mandados de segurança para fazer valer seus pedidos. A relatora das duas ações na Corte é a ministra Rosa Weber.