segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

FISCALIZAÇÃO NAS AREAS DE A.P.P COM APOIO DO IBAMA, S.P.U

O Prefeito Municipal de Barra dos Coqueiros, Airton Martins, preocupado com o grande numero de ocupações em áreas de preservação permanentes ( APP), criou uma Comissão de Preservação Ambiental com o objetivo de barrar e coibir toda e qualquer ação indevida em áreas de APP.

Considerando a legislação ambiental que prevê a necessidade de proteção de áreas de interesses a mananciais, áreas de preservação permanente e outras áreas ambientalmente frágeis, o Presidente da Comissão Edson Aparecido, que também é Ouvidor do Município de Barra dos Coqueiros vem reunindo-se com os representantes do Ministério Publico, S.P.U, IBAMA, ADEMA e Policia Federal com o intuito de buscar parcerias para desenvolver ações de intervenção em diversos pontos.

Segundo Dr. Teófilo Melo da Silva Presidente da Superintendência de Patrimônios da União (S.P.U/SE) essa parceria visa solucionar o problema de desfavelamento no município de Barra dos Coqueiros, “uma vez que as áreas da união servem para assentar famílias que estão em áreas de preservação e de risco, como Atalainha, Suvaco do Cão, Goré e outras, basta que o município apresente o projeto, após estudos, a S.P.U estará disponibilizando essas áreas pleiteadas ”,declarou o gestor.
Edson Aparecido foi recebido também pelo Dr. Regis Fontana Pinto, Superintendente substituto do IBAMA, que destacou a importância dessa parceria do município de Barra dos Coqueiros com os órgãos fiscalizadores, ”Ficamos muito felizes em verificar uma iniciativa dessas, uma vez que é atribuição comum de todos os órgãos do sisnama esta fazendo essa fiscalização e proteção nas áreas de preservação permanentes, incialmente somente o IBAMA fazia essas ações, nós temos fomentado o fortalecimento do sisnama trazendo o estado pra junto da gente e o que queremos mesmo, é que todos os municípios estejam fiscalizando, por isso ficamos felizes em ver a Barra dos Coqueiros despontando com essa belíssima iniciativa, criando comissão, tendo poder de policia, atuando junto com o IBAMA, fiscalizando e coibindo essas instalações irregulares nas áreas de preservação permanentes “ destacou Dr. Regis Fontana .

O presidente da Comissão de preservação de meio ambiente da Barra dos Coqueiros, agradeceu aos gestores dos órgãos em tela pela receptividade, o apoio e parceria nas ações de intervenções que o município estará implementando nos próximos meses. Na oportunidade Edson Aparecido falou dos Projetos do Prefeito Airton Martins para construção de 984 casas que servirão para as famílias que moram em áreas de risco e preservação permanentes e enfatizou ainda sobe um projeto piloto, onde ele busca parceria do IBAMA, S.P.U e ADEMA para construção de unidades habitacionais ecologicamente correto, com sistema de esgoto com tratamento anaeróbico com bananeiras .