sábado, 19 de outubro de 2013

JAPARATUBA: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PROJETO GLAUCOMA, DOENÇA CAUSADA PELA LESÃO DO NERVO ÓTICO.

 
(Foto: Ascom Japaratuba)
O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo ótico, de caráter progressivo, que acomete a perda do campo visual e possui risco de cegueira, caso não seja diagnosticado a tempo. Diante disso, preocupada com os impactos que a patologia pode causar na vida de populares quando não tratada, a Prefeitura de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, através da Secretaria de Saúde, realizou na última quinta-feira,17, em parceria com o Governo do Estado, mais uma etapa do projeto Glaucoma.
A ação, que se iniciou às 13h e seguiu durante toda à tarde, aconteceu na Clinica de Saúde da Família Dr. Augusto Correa e ofertou exames de revisão aos japaratubenses já diagnosticados com glaucoma, dando continuidade aos tratamentos. “São aproximadamente 150 pessoas que já foram detectadas com a doença. Todos os pacientes se consultaram previamente com o oftalmologista”, explicou Delba Maria, diretora de Saúde da cidade.
Além do atendimento, as pessoas em tratamento da patologia receberam na unidade de saúde seus colírios, e informações importantes dos quatro especialistas disponibilizados pelo Estado. “O medicamento para glaucoma é extremamente caro, então, o intuito do projeto não é só averiguar o estágio da doença, mas dar condições de tratamento ao paciente”, detalhou a diretora.
Delba explicou ainda que os japaratubenses não inclusos no programa, mas com atestados comprovando a detecção do glaucoma, também tiveram direito a atendimento. “Nestes casos, bastou a apresentação de relatório ou receita transcrito por um oftalmologista. É importante lembrar que o atendimento se estendeu para os moradores dos povoados, uma vez que disponibilizamos transportes”, ressaltou.
Fonte: Assessoria de Comunicação
www,infonet.com.br