segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PREFEITURA DA BARRA DOS COQUEIROS, CONTRATOU EMPRESA, PARA FAZER O GEOREFERENCIAMENTO DO CADASTRO TERRITORIAL, PELO VALOR DE MAIS DE R$ 67 MIL REAIS.

 

A Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros, a partir do mês de agosto  vai começar têm começar  a fazer uso de informações georreferenciadas. O motor por trás dessa movimentação é o avanço das tecnologias envolvidas, com destaque para as técnicas de mapeamento e os sistemas capazes de lidar com a explosão de dados (big data), um fenômeno que caracteriza a atual era da informação.

O Prefeito Municipal, fez um contrato com  a Empresa INTELGEO - INTELIGENCIA GEOGRAFICA E CONSULTORIA E EIRELI - ME, CNPJ - 12.135.666/0001-36, no valor de R$ 67.140,00, com o objetivo de EXECUTAR OS SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS DE CONSULTORIA NO GEOREFERENCIAMENTO DO CADASTRO TERRITORIAL, COM APLICAÇÃO DE FILTROS PARA DIRECIONAMENTO DA REVISÃO CADASTRAL DO MUNICÍPIO.  O contrato foi feito em 27 de março de 2013, e o término está previsto para 26 de agosto de 2013. 


O georreferenciamento pode ser entendido como técnica que atribui a um determinado mapa ou planta um sistema de coordenadas, que é ligado a um referencial. Que deve  possibilitar a extração de posições e medidas dos elementos existentes nas plantas e mapas
O conceito também pode ser definido como uma área do conhecimento que, por meio de grande número de tecnologias, fornece coordenada que aponta, no globo terrestre, localização, pontos de referência e elementos próximos, entre outras informações.
O geoprocessamento abrange diversas tecnologias de análise, coleta, armazenamento e processamento de dados geográficos. Entre essas tecnologias, destacam-se sensoriamento remoto, digitalização de dados, automação de tarefas cartográficas, Sistemas de Posicionamento Global (GPS) e Sistemas de Informação Geográfica (SIGs).
Benefícios para a gestão pública
No setor público, os exemplos de benefícios trazidos pelo georreferenciamento tecnológico são incontáveis. A começar pela sofisticação do cadastro técnico, utilizado por prefeituras para gerenciar imóveis existentes e futuras implantações imobiliárias. Na evolução dessa ferramenta, todas as informações oriundas de mapas ou cartas analógicas passaram a ser manipuladas por SIGs, cujas informações são georreferenciadas e ligadas a um banco de dados.

Isso significa, que os elementos que compõem a estrutura de uma cidade, seja em sua parte urbana, seja em sua parte rural, hoje estão registrados por meio de sistema que contém uma componente geométrica (como um desenho de um lote ou quadra) e outra componente alfanumérica (nome do proprietário e área do lote, por exemplo).

 .