terça-feira, 16 de julho de 2013

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE FINANÇAS DA BARRA, IRACI LIMA DA SILVA, SE DESTACA COM INDICES POSITIVOS EM SUA PASTA

Barra dos Coqueiros possui números dos quais pode se orgulhar. Tem um dos melhores IDH, da região metropolitana de Aracaju e é o  município em termos de crescimento de arrecadação no Estado de Sergipe

 A Secretaria Municipal de Finanças de Barra dos Coqueiros, Iraci Lima da Silva. Tem em suas mãos a responsabilidade de conduzir as Finanças do Município, neste segundo mandato do Prefeito Airton Martins. Durante os primeiros 5 meses de gestão, o município teve um aumento significativo em sua receita. Além disso, atualmente Barra dos Coqueiros,  possui números dos quais pode se orgulhar. Tem o 5º melhor Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, do Estado de Sergipe, e é um dos  municípios em termos de aumento de arrecadação no Estado do Sergipe.

O Blog ABN, verificou as ações da Secretária de Finanças, e tais avanços foram possíveis, dentre diversos motivos, graças à cobrança de dívidas ativas, aumento das receitas nos tributos municipais, taxas e outros. 
Além das melhorias no âmbito da Secretaria de Finanças, como a nota fiscal eletrônica e a nova forma de fiscalização dos alvarás. Diversos fatores e um  conjunto de ações atrai novas empresas para o município, aumentando consequentemente a arrecadação, Ainda em relação à receita do município a Secretária Iraci Lima, se destaca nesta nova gestão, o foco na qualidade na prestação de serviços para Barra dos Coqueiros, para que a Barra avance ainda mais.
Gestão de qualidade
Pelo BLOG A BARRA E A NOTICIA , a SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS já deve receber o prêmio do ABN de qualidade na gestão. Com seu modelo eficiente de gestão. A nossa avaliação é feita por oito critérios de excelência: Liderança; Estratégias e Plano; Cidadãos (Clientes); Sociedade; Informações e conhecimento; Pessoas; Processos e Resultados. e tudo isso detectamos no portal da transparência TCE-SE
Orçamento Participativo.
No município de Barra dos Coqueiros,  o Orçamento Participativo foi implantado na Gestão Anterior do Prefeito Airton Martins, de 2005 a 2008, como umas das metas de gestão do Prefeito Airton Martins, não obtendo bons resultados  da participação popular na elaboração dos instrumentos de planejamento municipal. Esperamos que nessa gestão os resultados sejam satisfatórios para melhor atender os anseios do povo BarraCoqueirense.
Nota fiscal eletrônica.
Também sabemos que os contribuintes estão extremamente satisfeitos em utilizar o processo de emissão da nota fiscal eletrônica. porque tal realidade facilitou a vida do contribuinte, do contador e da Prefeitura Municipal. Todos ganharam com este novo serviço, que agiliza o trabalho de todos os munícipes. 
Secretaria Municipal de Finanças de Barra dos Coqueiros
São atribuições da SMFBC, a formulação e execução da política e da administração tributária, econômica, fiscal e financeira do município, bem como a administração das dotações atribuídas às diversas unidades orçamentárias. As relações com os contribuintes e o assessoramento às unidades do Município em assuntos de finanças; a inscrição e cadastramento dos contribuintes; o lançamento, arrecadação e fiscalização dos tributos e inscrição da dívida ativa; guarda e movimentação de valores, confecção de empenho prévio; a liquidação e pagamento das despesas.
 
Como também os registros e controles contábeis e elaboração de balancetes, demonstrativos e balanços contábeis e publicações de informativos financeiros e a supervisão dos investimentos públicos e o controle dos investimentos e da capacidade de endividamento do Município.
 
Verificamos também que os Departamentos de Contabilidade e Financeiro que são responsáveis pela contabilidade e pagamentos de toda a prefeitura, seja de servidores ou fornecedores, estão se adequando às novas determinações do Tribunal de Contas. Em termos de alterações contábeis, as mudanças necessárias tiveram inicio em janeiro deste ano, e no âmbito financeiro sempre estão existindo inovações. Só falta viabilizar ações que visem, simplificar e agilizar os pagamentos que a Prefeitura precisa efetuar.