quinta-feira, 20 de junho de 2013

VEREADOR DE SP RECEBE CARTÃO DO BOLSA FAMILIA, MAIS DIZ NÃO TER SACADO DINHEIRO.

Um vereador de Jaguariúna (a 125 km de São Paulo) está na lista dos beneficiados pelo programa Bolsa Família, do governo federal. Alexandre da Silva Santos (PMDB), o Xanddy, recebe um salário de R$ 4.100 desde janeiro deste ano, quando assumiu o cargo no município.
O cartão do benefício foi enviado à sua casa em março, mas, segundo o parlamentar e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o dinheiro não foi retirado da conta.
O vereador nega ter recebido qualquer verba do programa e ressalta que foi ele, inclusive, quem revelou o suposto equívoco em uma sessão na Câmara na última terça-feira (18). "O cartão chegou à casa da minha mãe no dia 5 de junho, porque ele foi para o nosso antigo endereço, e eu apresentei na Câmara nesta terça-feira. Eu fui honesto, revelei o erro, mas a oposição está querendo me prejudicar. Eu não recebi o dinheiro e já pedi o cancelamento do benefício" , afirmou.
Xanddy alegou que talvez o erro tenha ocorrido porque ele se cadastrou no programa Minha Casa, Minha Vida em 2009. "Eu me cadastrei no Cadastro Único em 2009, quando eu e minha mãe ganhávamos muito pouco. Depois, em 2011, meu salário subiu e nós paramos de receber, mas no ano passado eu e a minha mãe ficamos desempregados e ela solicitou o Bolsa Família em meu nome por causa do meu irmão, que tem 12 anos. Desde janeiro, quando assumi, recebo um bom salário e, como da outra vez eles cancelaram automaticamente, pensei que fosse acontecer o mesmo", esclareceu.
O parlamentar informou que, assim que recebeu o cartão, na semana passada, foi à Secretaria de Assistência Social para apresentar a documentação e dar entrada no cancelamento. "Nem desbloqueei, o cartão estava no meu antigo endereço desde março, mas, como eu jamais pretendia usar o dinheiro, nem vi a quantia disponível", explicou.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) confirmou que o vereador está no Cadastro Único e que ele não sacou o benefício. O ministério também informou que já determinou o cancelamento do benefício do mesmo e que vai atualizar e corrigir as informações do parlamentar ainda nesta quinta-feira (20). O dinheiro deve voltar para o programa para beneficiar outras famílias. A Prefeitura de Jaguariúna não se manifestou sobre o assunto.
 
O UOL publicou uma reportagem relatando que parentes de autoridades, empresários e até mortos recebem Bolsa Família, segundo relatórios de fiscalização da CGU (Controladoria Geral da União). Depois o órgão minimizou as irregularidades, dizendo que os níveis "são baixíssimos".