sexta-feira, 22 de março de 2013

Dr. Agnaldo lamenta falta de equipes para transplantes

Dr. Agnaldo (Foto: Andressa Barreto)
O vereador Dr. Agnaldo (PR) usou o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para falar sobre a importância dos transplantes de órgãos. Segundo o parlamentar, Sergipe, que já foi um dos estados pioneiros do país nessa modalidade, deixou de fazer esse tipo de cirurgia.
O parlamentar colocou em xeque todas as ações de transplante no Estado. “Nossos órgãos têm saído daqui para serem transplantados em outros estados e isso é vergonhoso. Será que isso virou mercado? Por isso quero trazer esse debate para essa Casa”, questionou.
“Tirando transplante de córnea, não temos mais nenhum tipo de transplante e isso é vergonhoso porque deixamos de salvar diversas vidas”, afirmou. De acordo com Dr. Agnaldo, o Estado, se quer possui equipes capacitadas e de prontidão para realizarem a cirurgia. “O Ministério Público Estadual (MPE) fez uma reunião e deu um prazo de 30 dias para que os principais hospitais da cidade possam montar essas equipes”, destacou.
Para o vereador, essas equipes devem ser constantemente capacitadas para falar sobre o assunto. O vereador ressaltou, ainda, que o Parlamento Municipal deveria se manifestar, tendo em vista o papel de fundamental relevância do tema. “Essa Casa precisa de manifestar e, por isso, peço apoio aos meus pares para que a gente possa fazer uma reunião com os diretores dos principais hospitais da cidade e com a Central de Transplante”, frisou.
Fonte: Ascom CMAju