quinta-feira, 7 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: DIA DE COMEMORAÇÕES, DIA DE DECISÕES E DIA DE REFLEXÕES.

Amanhã  é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Mas, infelizmente, não é dia só de festa. Muitas mulheres são vítimas da violência e enfrentam problemas com maridos ou companheiros. Mesmo com a Lei Maria da Penha em vigor, são muitos os casos de agressões verbal, moral, psicológica e física.

A lei Maria da Penha foi sancionada pelo presidente Lula em 07 de agosto de 2006 e entrou em vigor no dia 22 de setembro do mesmo ano. A medida propõe mais rigor na punição aos agressores. A Polícia Civil criou, em junho , que visa reprimir, apurar e coibir os casos de violência doméstica contra as mulheres.

Amanhã, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Esta data é ligada a uma proposta feita em 1910, pela líder comunista alemã Clara Zetkin, durante o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas para lembrar operárias mortas durante um incêndio que ocorreu em uma fábrica em Nova York, em 1857.
A maioria era de mulheres imigrantes judias e italianas com idade entre 13 e 23 anos. Parte dos trabalhadores conseguiu chegar às escadas, descendo para a rua ou subindo no telhado. Outros desceram pelo elevador.
O fogo e a fumaça aumentaram e muitos trabalhadores desesperados pularam pelas janelas e algumas mulheres morreram nas próprias máquinas. Na tragédia 146 pessoas morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens.
No local do incêndio foi construída uma parte da Universidade de Nova York onde consta uma placa com a inscrição em homenagem às vítimas do incêndio. Por causa dessa tragédia foram criados novos conceitos de responsabilidade social e legislação do trabalho, tornando as condições de trabalho as melhores do mundo.
É provável que a morte das trabalhadoras da Triangle tenha se incorporado ao imaginário coletivo da comemoração do Dia Internacional da Mulher. Mas o processo para instituir uma data comemorativa já vinha sendo estudada pelas socialistas americanas e européias há algum tempo e acabou sendo confirmada com a proposta de Clara Zetkin em 1910.
A data passou a ser comemorada com mais intensidade na década de 60 com o fortalecimento do movimento feminista, quando passaram a ser discutidos problemas da sexualidade, da liberdade ao corpo, do casamento e dos jovens.
O fato é que não se sabe com precisão por que o dia 8 de março foi escolhido, mas ele se consagrou ao longo do século XX. A consagração do direito de manifestação pública veio com apoio internacional, em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu oficialmente a data como o Dia Internacional da Mulher.
O fato é que o dia 8 de março tornou-se referência de luta pelas conquistas sociais e de cidadania das mulheres. A violência doméstica passou a ser uma objetivo comum e urgente para ser contido.
 


A NOSSA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMESTICA, ENTRE NESSA LUTA COMIGO, DENUNCIE, PARTICIPE! DIGA NÃO A VIOLÊNCIA DE QUALQUER TIPO. TODOS OS SERES MERECEM RESPEITO. DÊ UM BASTA A IMPUNIDADE