sábado, 23 de fevereiro de 2013

VITÓRIA DA ILHA: OCUPANTES INVADEM OUTRA ÁREA NA BARRA, MOTU ENCONTRA NOVA ÁREA PARA ABRIGAR OS SEM TETO NA BARRA.



Famílias começam a erguer barracos próximo à ponte (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)
O problema mudou de endereço. Na sexta-feira, 22, as 172 família da ocupação Vitória da Ilha, da Barra dos Coqueiros, obedeceram a decisão judicial e deixaram o terreno às margens da SE 100, onde estavam acampadas desde o mês de junho do ano passado. Mas, na manhã deste sábado, 23, elas já amanheceram armando os mesmos barracos em outro local, numa área bem próxima à cabeceira da ponte construtor João Alves, que liga a Barra dos Coqueiros à capital, Aracaju.

O coordenador do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu), Jaidinei dos Santos, informou que as famílias vão resistir e estão dispostas a permanecer na nova área aguardando que as promessas de campanha do prefeito Airton Martins (PMDB) sejam efetivadas. Ele está confiante e informou que a prefeitura já deu os primeiros passos, cadastrando as famílias, que deverão ser contempladas com um projeto de moradia popular.

Jaidinei: resistência e confiança
“As famílias vão manter a resistência até encontrar um meio de se realizar um projeto de moradia popular, mas estamos confiantes”, comenta, considerando como ideal aquela nova área para que as famílias possam aguardar os encaminhamentos da prefeitura.
A assessoria de imprensa informou que a prefeitura já iniciou entendimentos com o governo federal e com a Caixa Econômica Federal para construir 1 mil unidades que vão contemplar as famílias que não dispõem de moradia e também aquelas que residem em área de risco. Mas, como a prefeitura enfrenta a burocracia e a dependência de liberação de recursos federais, não há previsão para efetivação deste projeto, conforme observou a assessoria.

A assessoria de imprensa garante que a prefeitura não dispõe de área para ampará-las e tem orientado às famílias a buscarem abrigo em casas de parentes. Luis Carlos Rodrigo Melo, um dos ocupantes, revela que já abrigou a mulher e os

Luís Carlos divide família em casa de parentes até armar barraco
Filhos na casa da sogra e da própria mãe até erguer o barraco, que já começou a construir na nova área. No entanto, demonstra disposição para se manter no acampamento. “E vamos ficar aqui até o prefeito da cidade encontrar a solução, já que ele prometeu que nos ajudaria”, enfatiza.

Por Cássia Santana
FONTE www.infonet.com.br