sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SEM TRABALHO JOVENS NO CAMINHO DO CRIME.


Me entristece profundamente ver cada vez mais jovens se lançando ao mundo do crime, seduzidos por oportunidades de ganho fácil a qualquer preço. A lei trabalhista restringe, e muito, que adolescentes entrem no mercado de trabalho. Assim, temos vários jovens com bastante tempo ocioso, e é como o povo diz: “Cabeça vazia é a casa do diabo”.
Não vejo nenhum mal em um adolescente de 14 anos trabalhar no turno inverso ao das aulas. Lógico, que a nossa conduta defende que crianças e adolescentes devem estar todos na escola, mas por que não viabilizar também oportunidades de trabalho para a nossa juventude? 
Temos hoje pais de família que na geração adolescente dos anos 70 e 80, dedicavam toda sua capacidade e vigor aos estudos e também ao trabalho. É uma prova de que isso só contribui para a formação de pessoas caráter, cidadãos éticos que evoluem com a sociedade. Eu mesmo muitos começando a trabalhar com 14 anos, e junto com os estudos foi o que formou com boas  conduta moral.
Outra alternativa, é que haja um esforço dos governos federal, estadual e municipal para oferecer atividades escolares em turno integral. Como homem público, político, e, principalmente, como pai, é impossível não ficar indignado ao ver que a maioria dos nossos adolescentes cresce vulnerável ao crime. Assim, penso que a nossa juventude tem capacidade e tempo de sobra para estar inserida em atividades produtivas e honestas.
O crime vem ganhando espaço e não está só nos roubando a paz do presente, nos rouba também o amanhã, desviando nossos jovens de uma conduta honesta, como futuros pais de família. Manifesto a minha indignação para mobilizar a sociedade, o poder público e entidades sociais, é preciso debater e provocar atitudes. 
"Queremos jovens estudando e se profissionalizando para o trabalho, e não mais no crime!!