quinta-feira, 6 de outubro de 2016

RENOVAÇÃO DE CADEIRAS NA CÂMARA DE VEREADORES É DE 60% NA BARRA DOS COQUEIROS.

Pastora Salete foi quem conquistou mais votos e foi reeleita; Guega do PTdoB talvez seja a mais diferente.


A Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros teve  60% de renovação dos vereadores, índice que representa uma grande mudança em relação às duas últimas eleições. Dos 11 vereadores, 6 são novos e 5 se reelegeram. O resultado das eleições proporcionais mostra que o prefeito reeleito Airton Martins (PMDB), que já tinha uma bancada forte no Legislativo com 9 edis, terá agora uma base governista com 10 vereadores..
A grande renovação no Legislativo já era prevista por especialistas por conta das mudanças na legislação eleitoral que reduziu pela metade o tempo de campanha, proibiu o financiamento empresarial e restringiu a propaganda.

O atual Secretaria da Câmara Municipal, Pastora Salete, foi a vereadora reeleita que conquistou o maior número de votos (698). Entre os novos eleitos, Iracema Albuquerque (PMDB) conquistou a maior votação (617), sendo também a quinta mais votada entre todos os eleitos. Iracema carrega a bandeira da defesa dos desempregados, o mesmo o empresário José Alves, principal apoiador da campanha de Iracema.

A vereadora GUEGA  (PTdoB) aparece na lista como a principal surpresa entre os eleitos. A coligação dela só conquistou uma cadeira, e foi a única da oposição eleita. 

O Pros, que internamente esperava eleger 3 representantes , manteve as duas vagas que já tem na atual legislatura: uma com o vereador Roberto das Chagas e outra com o reeleito Alberto Macedo.

O PMDB, que tinha apenas um vereador, tem agora três representantes com a eleição de Toinho da Toyota,  Iracema Albuquerque e Wilson Bernades, completam a lista de estreantes.

O PSD do vice-prefeito Eleito Alysson Souza, aumentou de um  para dois vereadores. O PRB, manteve o mandato da Pastora Salete. A expectativa do partido era eleger ela e elegeu como a mais votada. Que deve pleitear a Presidência da Câmara Municipal.

Celebridade
Na avaliação do Blogueiro Givaldo Silva do ABN, a renovação ocorrida traz representação de segmentos específicos, como nos casos de Guega e Iracema. "São alguns novos nomes, mas que não representam nada diferente. Guega talvez seja a mais diferente neste sentido da representação, no campo de luta da oposição", afirma.

A renovação, pondera, já era esperada. "Foi uma campanha com muitas restrições, pouco tempo e com menos recursos. Aqueles que já têm mandato saíram na frente", disse.

Por conta dessas mudanças, o Blogueiro Givaldo Silva, costumava chamar a nova legislação, antes do pleito, de "lei do me eleja de novo e só beneficia os vereadores com mandatos".

Quanto à maioria conquistada por Airton Martins na Câmara, o ABN diz não ser surpresa. "Mais da metade dos candidatos eram aliados a ele. Como acreditavam que ele ia vencer, muitos partidos se aliaram a ele. Os candidatos usaram essa imagem do prefeito. Colou a onda dos vereadores que vão ajudar Airton, não que vão fiscalizar Airton Martins", pontua.

Em relação à oposição, para o ABN, precisa ser atuante de maneira que repercuta fora da Câmara. "Já houve casos de oposições pequenas mas muito atuantes. Sem isso, vai ser passeata, uma marcha triunfal de Airton Martins".

Entre os vereadores que não conseguiram se reeleger, AC (PDT) se destaca. Ele está em seu quarto mandato, mas não conseguiu renová-lo. Além dele, Daniel Moura, (DEM), Vevé (PSL), Alysson Souza , foi candidato a vice-prefeito (PSD), Gilvan Pintinho, foi Candidato a Prefeito (PPS),  integram a lista de vereadores .

Jorge Rabelo (PSC) também não conseguiu renovar o mandato e Aracê Pereira (PSB) também conseguiu renovar o mandato. 

Dos 20.023 eleitores, apenas 15.580 foram válidos para eleição e 17.042 compareceram para votar.