terça-feira, 31 de maio de 2016

Passagem da Tocha Olímpica por Propriá marcada por protesto dos Pescadores em defesa do Rio São Francisco

Revezamento de tocha olímpica tem protesto pacifico com faixas pelos pescadores da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-8 nas margens do Rio São Francisco.
Faixas pediam a revitalização do Velho Chico.
Dezenas de Pescadores ligados a Colônia de Pescadores Z-8 de Propriá - Sergipe e contra os gastos absurdos com a passagem da Tocha Olimpica e a favor da Revitalização urgente do Rio São Francisco,  se concentraram nas margens do Velho Chico em Propriá , no ultimo domingo, 29, para o revezamento da tocha olímpica no Brasil. Muitas faixas, nas embarcações dos pescadores, citavam que o Rio São Francisco estava Morrendo e pedindo providências urgentes e repudiando a passagem da Tocha de milhões de dólares" no Brasil.
A Marinha acompanhou de perto a manisfestação.
Apesar de a celebração ocorrer sem incidentes, no início do evento os pescadores a favor do VELHO CHICO, mostraram a situação degradante que esta passando o Rio  e mostraram para o mundo através da   passagem da tocha e tiveram seus objetivos alcançados.
Publicidade

Segundo Dilma Silva, Presidente da Colônia de Pescadores Z-8 de Propriá, a concentração dos pescadores no Rio São Francisco,  ocorreu com a organização dos pescadores que sobrevivem da pesca. "Foi algo espontâneo, até porque com a imprensa dando total cobertura ao evento, não poderíamos deixar de realizar um protesto pacifico a favor da revitalização do Rio", contou.Dilma Silva.
"Colônia de Pescadores de Propriá em defesa do Rio São Francisco"

Ela diz que a intenção é aproveitar o momento de grande audiência, principalmente internacional, para mostrar a situação do Rio São Francisco. "A ideia é mostrar para o mundo que o VELHO CHICO ESTÁ MORRENDO. O que a gente vê no Brasil é um absurdo. Estamos aproveitando o momento, infelizmente, não para comemorar", explicou Dilma
'NÃO QUEREMOS TOCHA QUEREMOS O RIO SÃO FRANCISCO CHEIO"
O Comitê Olímpico Internacional (COI) já tinha avisado que não gostaria de ver a tocha sendo "vítima" do debate político e esperava que os manifestantes respeitassem o famoso símbolo olímpico. Os pescadores respeitaram e fizeram uma manifestação pacifica. .

Até o final da manhã, as autoridades policiais de acompanharam a manisfestação não tinham registrado nenhum incidente..