sábado, 14 de maio de 2016

ELEIÇÕES 2016: "QUAL O PREÇO DE UM VOTO" quanta custa uma campanha para vereador na Barra dos Coqueiros.

“Quem não tiver dinheiro em mãos para a compra de votos na reta final, pode ser derrotado na véspera”, disse um pré-candidato a vereador de Barra dos Coqueiros, numa alusão ao ditado “o eleitor vende o voto e eu compro e não sou peru para morrer de véspera”

Em Barra dos Coqueiros, umas das cidades de maior arrecadação proporcional do estado de Sergipe, segundo um pré-candidato a vereador que não quis se identificar, a campanha para uma vaga na Câmara vai variar entre R$ 100 mil e R$ 200 mil. E eu vou ficar do lado do poder e de quem tem dinheiro.

O exemplo de Barra dos Coqueiros vale para outros municípios grandes como São Cristovão, Nossa Senhora do Socorro, Carmópolis, Rosário do Catete, Aracaju e etc.

Em Barra dos Coqueiros, o cenário é muito triste tem alguns pré-candidatos a vereadores com mandato e sem mandato, que afirmam ter dinheiro suficiente para  gastar e ganhar a eleição e outros para assegurar a reeleição, embora metade deles cairá fora da Câmara por causa da concorrência, que é muito grande. Principalmente do agrupamento do prefeito.

Enquanto os 7 vereadores que compõe o agrupamento do Prefeito Airton Martins (PMDB),  trabalham para assegurar a permanência na casa legislativa, suplentes e lideranças de várias categorias correm por fora na tentativa de ingressar no Parlamento. Na Barra dos Coqueiros só existem 11 vagas e a física diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, alguém vai ter que sair para que alguém possa entrar.

Nem aí para Dilma e para o PT
Enquanto os integrantes do alto, médio baixo cleros da política Sergipana atuam em Brasília, para derrubar a presidente Dilma Rousseff (PT), as lideranças locais estão mais preocupada em ocupar espaços no poder municipal. Nas últimas semanas, o clima político esquentou em Brasília e chegou ao auge com a aprovação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente, mas nada disso atrapalhou a pré-campanha para prefeito e vereador nos 75 municípios de Sergipe. Na Barra dos Coqueiros, situação e oposição estão mapeando bairros, loteamentos, conjuntos e povoados, contando votos, fazendo projeções e estatísticas e articulando para as eleições de outubro. O prefeito atual  está com a chapa majoritária pronta, com nomes definidos. As lideranças praticam corpo-a-corpo, fazem reuniões, intensificam suas presenças em festas de batizado e aniversários. Falta apenas iniciar o período legal para que a campanha seja oficializada e os candidatos possam fazer a propaganda autorizada pela Justiça Eleitoral. Com a campanha deste ano terá limitações, por exemplo, nos gastos, existem pré-candidatos guardando dinheiro em casa. Eles admitem que será uma campanha curta e difícil, em um ano de crise econômica, recessão e desemprego. “Quem não tiver dinheiro em mãos para a compra de votos na reta final, pode ser derrotado na véspera”, disse um pré-candidato a vereador


A Justiça eleitoral e os promotores de justiças devem ficar atentos para os compradores de votos e os vendedores de votos.