segunda-feira, 16 de maio de 2016

Barra: motoristas protestam contra nova linha

SMTT se recusa ao diálogo e diz que atende população
Manifestação às margens da pista (Fotos: Portal Infonet)
Os donos dos ônibus da Cooperativa Via Norte que exploram as linhas de transportes a partir da Barra dos Coqueiros realizaram uma manifestação na rodovia que interliga Aracaju àquele município na manhã desta segunda-feira, 16. Eles protestam contra a interferência da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju em disponibilizar veículos para a cidade da Barra dos Coqueiros, aliado ao sistema de integração do transporte coletivo da região metropolitana.
As linhas Barra/Centro Aracaju e Atalaia/Mercado Aracaju começaram a entrar em operação nesta segunda-feira, 16, mas os ônibus do Grupo Progresso/Tropical ficaram impossibilitados de prosseguir viagem. Motoristas da Cooperativa Via Norte interceptaram um dos ônibus, esvaziaram os pneus e impediram que os motoristas daquela empresa permanecessem trabalhando.

O diretor da Cooperativa, Flávio Alves, assumiu que os manifestantes esvaziaram os pneus do veículo, explicando que aquele ato seria um repúdio pacífico para chamar a atenção das autoridades para encontrar uma solução, alegando que o ingresso desta empresa no sistema trará prejuízos aos cooperados. “O que nos deixa constrangidos é a forma como foi feita [a interligação destas linhas ao sistema integrado], não houve diálogo, pegou os trabalhadores de surpresa e estamos querendo uma audiência com a SMTT para encontrar uma solução”, diz.

Trabalhadores trocando pneus esvaziados pelos manifestantes
Policiais Militares foram mobilizados e seguiram para o local, dando suporte ao trânsito e segurança aos funcionários que trocaram os pneus e tentar a liberação da linha. “Estamos aqui para garantir a circulação dos ônibus. Até o momento está tudo tranquilo”, disse o subtenente Sérgio Alves Bonfim, que estava com a equipe mobilizada atendendo ao chamado do Centro Integrado de Operações em Segurança (Ciosp).

Sem diálogo

O superintendente da SMTT de Aracaju, Nelson Felipe da Silva Filho, disse a Prefeitura de Aracaju não está aberta ao diálogo com os representantes da Cooperativa. Ele informou que a SMTT atende a um pleito da comunidade ao disponibilizar linhas que façam a integração com o sistema de transporte da região metropolitana e que a SMTT não tem obrigação de defender interesses privados.

O superintendente disse que entrará em contato pessoalmente com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para cobrar providências contra a Cooperativa e os organizadores da mobilização para impedir que novos episódios aconteçam e ameaçou multar os organizadores e também os condutores, caso a manifestação interfira no fluxo de veículos naquela região. “Seremos os primeiros do Brasil a aplicar as novas regras do Código de Trânsito, que prevê multa de R$ 17 mil contra os organizadores da manifestação e de R$ 3 mil para quem participar”, disse.

Subtenente Bonfim: controle do tráfego e segurança
Na ótica do superintendente da SMTT, a Cooperativa também está cometendo crime ao esvaziar os pneus dos veículos responsáveis pela exploração destas novas linhas do sistema integrado de transportes urbanos. “Isso é caso de polícia e eu vou, pessoalmente, entrar em contato com a Secretaria da Segurança para pedir providências”, disse.

O gerente geral do Grupo Progresso/Tropical, Josivaldo Fernandes, acompanhou os desdobramentos da manifestação, lamentou, garantiu que aquelas linhas já existiam e que a empresa apenas cumpria as exigências da SMTT. “Colocamos um único carro para atender à população porque há uma demanda e não há linha direta. Com isto, a população circula pagando apenas uma passagem, estamos com ordem de serviço e tudo”, resumiu.

Por Cássia Santana
Fonte: Infonet.com.br