quarta-feira, 4 de maio de 2016

APÓS MÉDICOS, ENFERMEIROS TAMBÉM DECIDEM MANTER GREVE

Atendimento nos postos de saúde e Urgências será prejudicado
Presidente do sindicato dos enfermeiros, Shirley (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Os enfermeiros a serviço do município de Aracaju paralisados deste a última segunda-feira, 2, decidiram pela continuidade da greve. De acordo com Shirley Morales, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), a categoria cobra o pagamento do salário referente ao mês de abril, que segundo ela, deveria ser pago no último dia útil do mês passado. A gestão municipal afirmou que deve quitar todos os pagamentos em débitos até o próximo dia 12.

A decisão dos enfermeiros em manter a greve foi em sintonia com os médicos da rede municipal, que também decretarem a permanência da paralisação. Nesse contexto, os atendimentos nos postos de saúde e outras unidades terão efetivo profissional alterado e, consequentemente, atendimento prejudicado. Conforme Shirley, apenas 30% do efetivo será mantido nos postos de saúde; e 50% nas Unidades de Pronto Atendimento [urgências].

“Desde agosto do ano passado a gestão municipal deixou de pagar os salários até o último dia último do mês e passou a atrasá-los. Cobramos e o que a gestão prega nas mídias é de que está negociando, mas isso é inverídico. Vamos aguardar uma resposta e assim que sair o pagamento, no dia seguinte retornaremos ao trabalho. No caso dos plantonistas, só voltarão no plantão seguinte”, afirmou a sindicalista, acrescentando que na próxima sexta-feira, 6, a categoria fará um ato em frente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Ação conjunta

Uma bancada sindical formada por servidores da saúde municipal promete reivindicar da prefeitura de Aracaju a recomposição das perdas salariais dos últimos 12 meses, e alegam um percentual de 12% em débito. De acordo com Shirley, várias categorias da saúde ameaçam uma greve geral caso não avancem nessa pauta.

Seplog

Por se tratar de uma questão financeira da gestão municipal, quem ficou responsável por prestar alguns esclarecimentos foi a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). Segundo a assessoria de comunicação do órgão, o município vem enfrentando dificuldades em cumprir os pagamentos dos servidores, e informam que da administração direta, apenas os servidores da educação e saúde não receberam no dia 29 de abril. De acordo com a Seplog, os pagamentos destes deverão ser feitos até o dia 12.

Quanto ao pagamento das perdas salariais, a assessoria garantiu que há negociações entre as partes para se buscar um acordo.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio
FONTE: infonet.com.br