sábado, 2 de abril de 2016

13 sinais de que você não está bebendo água suficiente

13 sinais de que você não está bebendo água suficiente (Foto: Reprodução/blog-willspace)13 sinais de que você não está bebendo água suficiente (Foto: Reprodução/blog-willspace)
ada melhor do que matar a sede com um copo de água gelada. Para a maioria das pessoas, muitas vezes, um copo de água cai muito melhor do que uma xícara de café. Apesar de sabermos o quanto a água é importante para nosso organismo, dificilmente ingerimos a quantidade diária necessária para o bom funcionamento do corpo. Se você estiver sentindo alguns desses sintomas, acredite, pode ser falta de água.
 
Sua boca está seca
Pode parecer óbvio, mas se você percebe uma sensação pegajosa e desagradável em sua boca, você pode estar com sede, e ingerir bebidas açucaradas vão apenas dar um alívio temporário para o problema. Beber água lubrifica as membranas mucosas na boca e garganta, que continuarão mantendo sua boca úmida e com saliva por muito mais tempo.

Você está sempre com sede
Já falamos sobre a boca seca, mas a sede vai além de sensações em sua boca. Qualquer pessoa que esteja de ressaca vai dizer que nenhuma quantidade de água é suficiente para matar a sede. O álcool desidrata o corpo inteiro e, ao beber água, seu cérebro vai receber sinais até que seja normalizado o nível de água no organismo.

Sua pele está ressecada
Sua pele é o maior órgão do seu corpo e ele precisa se manter hidratado. É através dela que se percebem os primeiros sintomas de desidratação. A falta de água vai causar falta de suor, impossibilitando a eliminação do excesso de sujeira ou de óleo acumulado durante um dia. Para hidratar sua pele, beba água.

Seus olhos estão ressecados
A falta de ingestão de água pode deixar seus olhos vermelhos porque, sem água no corpo, seus canais lacrimais vão ressecar. Isso pode prejudicar ainda mais seus olhos se você utilizar lentes de contato diariamente.

Você sente dores nas articulações
Nossos discos de cartilagem e da coluna vertebral são constituídos por cerca de 80% de água, o que é importante para prevenir que os ossos se desgastem ao contato um com os outros, quando caminhamos ou nos mexemos. Mantendo seu corpo hidratado você garante que as articulações podem absorver o choque de movimentos bruscos como correr, saltar ou caminhar.

Sua massa muscular diminui
Os músculos também são compostos de muita água, sendo assim, menos água no corpo significa menos massa muscular. Beber água antes, durante e depois de um treino não só mantém o corpo hidratado e confortável, mas também conduz o líquido para os lugares certos do seu organismo, diminuindo as chances de desenvolver inflamações e dores relacionadas aos exercícios.

Você vai ficar mais doente
Beber água permite que o seu corpo elimine toxinas de forma contínua. Os seus órgãos trabalham para filtrar os resíduos como numa máquina, mas se você não alimentar a máquina com água, ele não vai trabalhar corretamente. Se o seu corpo estiver desidratado, os órgãos vão começar a sugar a água de outras lugares, como o sangue, o que vai causar doenças.

Você se sente cansado e letárgico
Quando o sangue começa a "emprestar" seu líquido para outros órgãos do corpo, vai ocorrer uma falta de oxigenação que é feita pelo sangue. A falta de oxigênio leva a sonolência e fadiga e, nestes casos, o café não vai resolver o problema.

Você sente dores como se estivesse com fome
Quando você está desidratado, seu corpo pode começar a pensar que precisa de comida. Isso acontece durante o dia ou a noite, quando você acorda e tem a sensação de estar precisando fazer um lanchinho. No entanto, comer vai gerar mais atividade ao seu organismo, enquanto a água vai purificar e ajudar os órgãos a cumprirem seus processos corretamente.

Você tem problemas digestivos
Assim como a mucosa da boca e garganta, o estômago também precisa de água para funcionar corretamente. Sem a hidratação adequada, a quantidade e a força do muco estomacal vão diminuir, permitindo que o ácido do estômago cause alguns danos no seu interior, levando à azia e indigestão.
Tem problema com gases
Em um processo de desidratação, o cólon utiliza a água que teria sido utilizada pelos intestinos no passo seguinte do processo digestivo, levando à produção de gases intestinais.

Você urina pouco
Se você não estiver indo ao banheiro de quatro a sete vezes por dia, acredite, você não está bebendo água suficiente. Quando você faz o número 1, ele deve ser de cor amarela clara ou quase transparente. Se for um amarelo mais escuro, seu corpo está dizendo que está faltando água. Em casos extremos, a falta de hidratação pode levar a infecções do trato urinário.

Você vai ter um envelhecimento precoce
A quantidade de água que nosso corpo retém diminui naturalmente à medida que envelhecemos. Obviamente, isso significa que devemos conscientemente aumentar a ingestão de água. O envelhecimento precoce é evidente do lado de fora, mas o dano que ele faz para o interior do nosso corpo acabará por ser sentido ao longo do tempo. Por isso é importante beber muita água durante toda a sua vida.

Bônus: sem exagero
Cuidado: beber água demais também pode ser prejudicial à saúde, à medida que diminui a quantidade de sódio do corpo. A quantidade ideal fica entre um e três litros por dia, dependendo da necessidade de cada pessoa.
Fonte: BOL Fonte da Foto: Reprodução/blog-willspace