terça-feira, 25 de agosto de 2015

OUVIDOR DA BARRA DOS COQUEIROS AJUDA ADEMA NA DEMARCAÇÃO DE ÁREAS SOLICITADAS PELO MPF


O ouvidor-geral e presidente da Comissão das Áreas de Preservação Permanente – APP’s de Barra dos Coqueiros, Edson Aparecido dos Santos, foi recebido na sede da Adema – Administração Estadual do Meio Ambiente, pela bióloga, Evanildes Menezes de Souza, e pela estagiária em Engenharia Ambiental, Fernanda Nobre, para a realização da demarcação de 04 áreas ocupadas irregularmente no município.

O município de Barra dos Coqueiros ganhou visibilidade estadual pela atuação da Administração do Novo Tempo, por meio da Comissão das APP’s, no cadastramento da população em situação insalubre e de vulnerabilidade social, realizando realocação nas áreas em que o mangue pode ser recuperado e, a regularização das moradias no próprio local onde foram construídas sem as condições dignas, em áreas em que não cabe um PRADE, ou seja onde o mangue já não possa ser recuperado. 

A demarcação atende à solicitação do Ministério Público Federal - MPF, através do Processo de nº 0001948-55.2013.4.05.8500, voltado para quatro áreas em específico Canal Guaxinim; Sovaco do Cão; Portelinha (Goré) e Atalainha.
A bióloga fez menção ao decreto 6.514, de 22 de julho de 2008, quando a ocupação de áreas de preservação passou a ser configurada como crime ambiental, de maneira que ocupações como a Atalainha, que tem por volta de 15 anos, não serão enquadradas nessa lei; porém, a extensão da Atalainha, cuja invasão tem cerca de 03 anos, sim. 

O trabalho que vem sendo realizado pela atual administração de Barra dos Coqueiros tem permitido o mapeamento de todas as áreas de preservação que foram ocupadas, realizando cadastros sociais; cruzando dados que revelaram os especuladores, ou seja, pessoas que possuem moradia fixa, automóveis e dezenas de barracos construídos nessas áreas, desejando retirar das famílias que realmente precisam, o acesso à moradia digna que está sendo construída pela Prefeitura para a realocação. 

Através de mapas fornecidos pelo Google Earth, datados de 2008 até a atualidade, foi possível comparar como eram as áreas de preservação da Barra dos Coqueiros, o surgimento das ocupações, com a realidade de 2015, onde ficam evidentes os que chegaram antes do decreto configurar como crime ambiental e os que chegaram depois.

Além de orientar a Adema na demarcação das áreas solicitadas, Aparecido dos Santos também se comprometeu em disponibilizar um DVD com o relatório sobre todas as áreas do município, que sofreram intervenção. O ouvidor explicou para a bióloga do órgão que condições insalubres também estão sendo levadas em conta, além da questão ambiental e deu o exemplo do Canal Guaxinim, localizado no Centro da cidade. “O canal era para ser de macrodrenagem, mas tem recebido águas escuras das casas, de maneira que as famílias de cerca de 300 casas serão realocadas, os imóveis da esquina serão indenizados e será feita uma avenida, que facilitará o acesso aos conjuntos, aumentando a mobilidade urbana e, consequentemente, a qualidade de vida”, disse o Ouvidor-geral e presidente da Comissão das APP’s.
Texto e Foto: Secom/Barra
www.barradoscoqueiros.se.gov.br