domingo, 30 de agosto de 2015

O FIM DA BARRA!!! EMENDA A LEI ORGÂNICA PROPÕE AUMENTO PARA 12 ANDARES NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONDÔMINIOS NA BARRA DOS COQUEIROS.

O Vereador Gilvan Pintinho (PPS) e o Vereador Daniel Moura (DEM), são contra proposta que pode contaminar o Lençol Freático (a água do solo da cidade), e sem nenhum estudo de Impacto Ambiental com audiências públicas realizadas de fachadas e enganosas. 
O Vereador Gilvan Pintinho (PPS) e o Vereador Daniel Moura (DEM), levantam a tese de que o aumento de pavimentos dos prédios influência o clima da cidade e também poderá contaminar o lençol freático da Cidade de Barra dos Coqueiros, contaminando as águas dos poços artesianos. 

O aumento para 12 andares na construção de novos edifícios na Cidade da Barra dos Coqueiros, proposto pela Emenda a Lei Orgânica, que está em tramitação na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, e já foi votada no primeiro turno pelos vereadores que fazem parte da bancada do Prefeito Municipal, foi criticada e repudiada durante a sessão Legislativa, pelos vereadores da oposição e que tem compromisso com o povo e a cidade, e pelo Vice-prefeito da Cidade Cláudio, nas redes sociais.

Na quarta-feira (26), foi a emenda a Lei orgânica, foi votada a toque de sino e a repique de caixa, em uma sessão que durou apenas 7 minutos, o presidente da Câmara Municipal, Roberto das Chagas Rodrigues, aproveitou o pequeno atraso dos vereadores da situação e atencipou a votação para as 19hs, quando na verdade as sessões são realizadas as 20 hs, as  audiências públicas que foram realizadas para debater a mudança da legislação. Os representantes do povo, afirmaram  que vão contestar, as audiências, o aumento dos pavimentos. Antes de encerrar os ciclos das audiências a matéria já tinha sido mandada para a Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros.

Gilvan Pintinho chamou de “uma vergonha” a abertura que será dada pelos Vereadores da Barra dos Coqueiros e a  Prefeitura,   às construtoras para explorar prédios mais altos na cidade. “A questão toda não é se a cidade aguenta ou não prédios mais altos. O problema é a a falta de um relatório dos órgãos competentes e a responsabilidade com os problemas ambientais da cidade. Nós temos uma relação tradicional com a água e prédios de 12 pavimentos, certamente o lençol freático da cidade será afetado", disse Gilvan Pintinho.

Para Gilvan Pintinho e Daniel Moura, os vereadores precisam incluir os órgãos ambientais e institutos de pesquisas para democratizar  as audiências publicas  e abrir o plano diretor para um debate mais técnico e menos político. “É fundamental o papel da população nesses debates e mais ainda o papel das instituições de ensino superior, UFS e universidades particulares. É preciso envolver ainda o IBAMA e ADEMA. Existem estudos que demonstram que os prédios cada dia mais altos e concentrados estão diretamente ligados ao aumento da temperatura e às ilhas de calor”, são afirmações dos vereadores.

Os vereadores da Oposição, vai com certeza criar um debate maior com relação as medidas propostas na emenda, e vão pedir o apoio do Ministério público de Estado de Sergipe, mas afirmou que o documento deverá sofrer alterações. “Isso ainda é uma emenda e estamos trabalhando para que a matéria não seja votada"