quinta-feira, 14 de maio de 2015

TERMINA A OBRA EMERGENCIAL DA ADUTORA CINCO DIAS APÓS O ROMPIMENTO

Bombas de água deverão ser religadas na manhã de sexta-feira (15). Nos locais mais distantes e altos a água deve chegar até a segunda (18).
Reconstrução de adutora está 60% concluída e deve ficar pronta no prazo (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Reconstrução de adutora ficou pronta um dia antes do prazo previsto (Foto: Reprodução/TV Sergipe)

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) concluiu nesta quinta-feira (14) a obra emergencial da Adutora São Francisco cinco dias após o rompimpento da estrutura. Apesar disso, somente na manhã de sexta-feira (15) as bombas deverão religadas, esse intervalo é necessário para secar o concreto utilizado no serviço.

Segundo a assessoria de comunicação da Deso, a água deve voltar gradativamente aos pontos desabastecidos da capital e municípios de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. Nos locais mais distantes e altos a água deve chegar até a segunda-feira (18).

Desde a queda da ponte que sustentava duas tubulações da adutora ocorrida há cinco dias a população enfrenta dificuldades para conseguir água para o consumo e para as atividades domésticas. Com o rompimento ficaram disponíveis 30% da água produzida, esse quantitativo vai subir para 80% com o fim da obra emergencial.

O sistema só deve voltar a distribuir a capacidade máxima com uma nova obra definitiva, mas ainda não há previsão para que ela seja feita. Enquanto isso, continuarão sendo feitas manobras para revesar o abastecimento entre as localidades.

A Deso adotou um rodízio de abastecimento que afeta cerca de 1 milhão de pessoas. As aulas nas escolas municipais da capital e estaduais foram suspensas para economizar água durante a crise.
Ponte era bastante antiga e pode não ter suportado peso (Foto: Divulgação/André Amorim)
Ponte era bastante antiga e pode não ter suportado peso (Foto: Divulgação/André Amorim)
FONTE: Marina Fontenele Do G1 SE